Em julho de 1982, satisfeita com os bons resultados conquistados pela minissérie “Avenida Paulista”, a TV Globo investiu em um projeto de Daniel Filho e Euclydes Marinho que conquistou a crítica especializada e chamou a atenção do público televisivo.
![]() |
Foi a minissérie “Quem Ama Não Mata”, exibida em 20 capítulos, escrita por Euclydes, Denise Bandeira e Tânia Lamarca e dirigida com muita categoria pela dupla Daniel Filho e Dênis Carvalho.
Era uma história que tratava da parábola do amor e da morte, ao retratar o relacionamento de cinco casais cujas histórias acabavam por se entrelaçarem. A minissérie era toda narrada em flasback e tinha o casal Alice (Marília Pera) e Jorge (Cláudio Marzo) como o grande destaque da trama.
![]() |
Um crime passional rondava Alice, uma dona de casa que sonha em ser mãe e Jorge, um dentista que se descobre estéril. Muito bem escrita, a trama abordava todas as dificuldades que envolvem as relações amorosas em diferentes idades.
O desfecho foi guardado em segredo e só revelado no último capítulo: quem matou quem no apartamento em que Alice e Jorge viviam há quase 10 anos? E o público ficou preso na trama e deu para a minissérie uma respeitável audiência.
![]() |
Marília Pêra e Cláudio Marzo defenderam muito bem os dois principais papéis, mas contaram com um elenco muito afinado que deu para a minissérie um destaque todo especial. Os outros quatro casais da história eram formados por Júlia e Chico (Denise Dumont e Daniel Dantas); Laura e Raul (Susana Vieira e Paulo Villaça); Odete e Fonseca (Tânia Scher e Hugo Carvana) e dona Carmem e o General Flores (Norma Geraldy e Dionisio Azevedo), casados há mais de 40 anos.
A minissérie foi um grande acerto em termos de texto, desenvolvimento da história, produção, direção e elenco e até hoje é considerada como uma das melhores minisséries produzidas pela TV Globo.
![]() |
No elenco de peso, além dos atores já citados ainda havia destaque para Buza Ferraz, Gracindo Junior, Ângela Leal, John Herbert, José de Abreu, Silvia Bandeira, Ana Maria Nascimento e Silva, Paulo Ramos, Monique Curi, Felipe Wagner, Ilva Niño e Fernando Amaral.
![]() |