Informes -

Dr. Fábio Almeida, adepto da medicina preventiva, alerta sobre os perigos da obesidade

29 de Outubro de 2019

A obesidade é um fator de risco para inúmeros problemas de saúde, como a hipertensão, doenças cardiovasculares, doenças cerebrovasculares, apneia do sono, osteoartrite e diabete - tipo dois; Tal fato se torna ainda mais grave, quando olhamos os dados apresentados pelo Ministério da Saúde sobre o peso da população do nosso País, que mostram o crescimento do número de pessoas com excesso de peso

O alerta é sério: a obesidade é um fator de risco para inúmeros problemas de saúde, como a hipertensão, doenças cardiovasculares, doenças cerebrovasculares, apneia do sono, osteoartrite e diabete - tipo dois; Tal fato se torna ainda mais grave, quando olhamos os dados apresentados pelo Ministério da Saúde sobre o peso da população do nosso País. A pesquisa, que foi realizada em 2018, pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), mostra um aumento de 67,8% de brasileiros com obesidade nos últimos treze anos, saindo de 11,8% no ano de 2006, para 19,8% no ano de 2018.

A mesma pesquisa ainda detalha que o crescimento do sobrepeso foi maior entre os adultos de 25 a 34 anos e 35 a 44 anos, com 84,2% e 81,1%, respectivamente. Todos os dados são absolutamente alarmantes! Hoje, no Brasil, mais da metade da população, cerca de 55,7% tem excesso de peso. Dados mostram que ocorreu um aumento de 30,8% de pessoas com “os quilinhos a mais”, quando comparamos os números de 2018 com percentual de 2006, o qual era 42,6%.

Para falar desse assunto, convidamos o Dr. Fábio Almeida, médico pós-graduado em Nutrologia, profissional que tem alertados todos sobre os riscos da obesidade. “O coração de uma pessoa obesa merece atenção redobrada. A obesidade, ou mesmo o excesso de peso, causa mudanças muito relevantes no tamanho e na estrutura do coração, comprometendo o seu bom funcionamento. Resumidamente, quanto maior é o sobrepeso, maior é o esforço que o coração precisa fazer para bombear o sangue para o corpo”,  fala o médico preocupado com a saúde geral dos brasileiros.

O médico natural de Maceió - Al, atuante na cidade de Brasília - DF, cuida da saúde e reposição vitamínica de famosos e atletas, como Giba, ex-jogador de vôlei da seleção brasileira. Dr. Fábio Almeida destaca que a obesidade não é um problema de estética, mas que se trata de uma doença séria e que precisa de cuidados.

“A obesidade é uma doença caracterizada pelo excessivo acúmulo de gordura corporal e, normalmente, está associada a vários problemas de saúde, comprometendo ainda mais o estado do paciente. A obesidade é um fator de alto risco para muitas doenças, como: hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças cerebrovasculares, apneia do sono, osteoartrite e diabete Melittus - tipo dois. Quando um paciente obeso perde peso, ele passa a ter chances muito menores de ter essas doenças. Eu costumo dizer que não ajudo meus pacientes a ficarem mais magros, eu contribuo com a saúde de cada um deles de forma séria e cautelosa. Além disso, meu trabalho é de prevenção”, comenta o Dr. Fábio Almeida, apaixonado pela profissão e por zelar pela saúde de que passa por seu consultório.

“O coração de uma pessoa obesa merece atenção redobrada. A obesidade, ou mesmo o excesso de peso, causa mudanças muito relevantes no tamanho e na estrutura do coração, comprometendo o seu bom funcionamento. Resumidamente, quanto maior é o sobrepeso, maior é o esforço que o coração precisa fazer para bombear o sangue para o corpo”,  fala Dr. Fábio Almeida.

A medicina preventiva tem como objetivo prevenir doenças ou lesões ao invés de curá-las ou tratar seus sintomas, visando então melhorar a vida do paciente.  O Dr. Fábio Almeida já atendeu mais de 8 mil pacientes, que perderam peso com muita saúde.  Para mais, o Dr. Fábio Almeida, médico e escritor voltado à saúde e à medicina preventiva, publicou livro chamado “Manual do emagrecimento”, com mais de 1 milhão de livros (e-book) vendidos pela internet.

Para conferir o trabalho de Fábio Almeida, basta acessar o Instagram @drfabio.almeida

Comentários
Assista ao vídeo