Cultura - Fotografia

Exposição de Susan Meiselas é visitada pelos alunos do projeto Fotossensível

24 de Outubro de 2019

Importância da fotografia documental, harmonia da imagem e autoconhecimento por meio da arte foram alguns do temas dialogados pelos alunos do projeto Fotossensível durante a visita a exposição Mediações, da fotógrafa norte-americana Susan Meiselas, que está em cartaz no Instituto Moreira Salles da Avenida Paulista.

O projeto Fotossensível está na segunda edição e oferece cursos gratuitos de fotografia para jovens de 14 a 17 anos e também para professores e educadores da região do Parque Vila Maria, na zona norte de São Paulo. O objetivo do projeto é a sensibilização artística por meio da relação com as imagens, da autoexpressão e da prática fotográfica. Elaborado pela REVER Estudos em Fotografia e Aymberê Produções Artísticas, com parceria estratégica do Instituto JCA, e patrocínio da Viação Cometa através do ProAC ICMS. 

 A exposição visitada pelos alunos do projeto reúne obras da artista Susan Meiselas desde os anos 1970 até os dias de hoje. Integrante da agência Magnum, Meiselas tornou-se conhecida principalmente pelo trabalho em zonas de conflito na América Central, em especial por suas fotos da revolução sandinista na Nicarágua. Mediações é a trajetória mais abrangente de sua obra, que atravessa o tempo e chama a atenção para indivíduos e comunidades sujeitos à violência e à opressão. A curadoria abrange não só a América Central, como também o trabalho sobre a diáspora do povo curdo e o projeto com mulheres sobreviventes de abuso doméstico no Reino Unido.

Durante a visita ao IMS, os alunos do Fotossensível puderam se aproximar dos conteúdos que vêm sendo trabalhados durante as aulas. "Já visitamos uma exposição no mês passado e gostei muito da experiência (Sebastião Salgado - Serra Pelada). Mas estar no Instituto Moreira Salles foi muito especial para mim, esse lugar me trouxe inspiração artística", diz Karini Rodrigues, aluna do projeto.

Para Patrícia Souza Ceschi, idealizadora do projeto, a força destas ações educativas está no potencial de sensibilização artística dos jovens. “No Fotossensível, os participantes têm a oportunidade de fruição da linguagem fotográfica, experimentação das artes visuais e estímulo à expressão a partir de novos sentidos”, explica.

Serviço

Fotossensível – Curso de Fotografia Gratuito

Público: jovens de 14 a 17 anos moradores da Zona Norte da cidade.

Blog: https://parquedasartesvilamaria.blogspot.com

Facebook e Instagram: @parquedasartesvilamaria  

Comentários
Assista ao vídeo