Por Marcos Eduardo Ferreira
As impressoras 3D surgiram na década de 80, mas somente neste século vem se tornando parte relevante em novos processos da criação, produção e inovação da indústria, medicina e da construção civil.
Grandes empresas avaliam resultados e começam a experimentar a enorme eficiência e produtividade nas impressões de segmentos e até mesmo construções inteiras. Basicamente 3 tipos de tecnologias estão sendo desenvolvidas por várias empresas na fabricação de impressoras 3D pelo mundo, mas a mais popular é a Braço robótica extrusão ou fabricação por contorno. Com o projeto definido ele passa a ser construído em camadas por extrusão em concreto por um bico.
Principais Vantagens:
Grande economia nos custos de produção sem desperdício de materiais. Capacidade do uso de materiais recicláveis. Redução de pessoas e acidentes nos canteiros de obras.
Quantidades precisas dos materiais a serem empregados no objeto construido. Processos de criação e desenvolvimento do objeto contrutivo em software Revit/AutoCad, auxiliando nas melhorias estruturais e soluções de design. Velocidade de produção em atendimento ao grande déficit habitacional, principalmente em países subdesenvolvidos.
Casos de sucesso
- Empresa: ICON – Austin, Texas 100 casa de 59 m² em El Salvador
- Empresa: Apis Cor – Rússia casa de 38 m² - Arq. Apis
Cor & PIK Office of the Future
– Escritórios – total de 250 m² Arq.
Killa Design
Mudanças e simplificações no design, adaptações a um novo processo e conceito de se projetar e construir, são os novos desafios para os profissionais do setor da construção civil.
Mas certamente os resultados já alcançados são animadores, tais como, produtividade, eficiência e custos reduzidos.