No dia 28 de outubro, das 8h30 às 15h, especialistas estarão reunidos, na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, para o I Simpósio Internacional Sobre Formas Alternativas de Exposição ao Tabaco, organizado pela Sociedade Brasileira de Toxicologia -- SBTox. O evento é aberto ao público e destinado aos profissionais das diversas áreas da saúde e afins, bem como estudantes de graduação e pós-graduação, interessados em explorar o tema.
Assuntos atuais e polêmicos, pertinentes ao uso de produtos derivados de tabaco, como cigarros eletrônicos, formas alternativas existentes e seus impactos na iniciação e cessação do tabagismo farão parte da programação. Na ocasião, será apresentada a análise de riscos associados às formas alternativas de uso de tabaco e os resultados do primeiro estudo brasileiro independente, com tabaco aquecido, que avaliou, de forma experimental, os efeitos sobre a artrite reumatoide.
As discussões do simpósio permearão as abordagens sociais, científicas e experiências clínicas internacionais. Entre os palestrantes estão Hayden McRobbie, da Queen Mary University of London, e Dr. Kamamaru Hiroya, vice-diretor da AOI Universal Hospital Japan, além de representantes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Fundação do Câncer e AMB.
Na Mesa-Redonda, com o tema “Como o uso das formas alternativas do uso do tabaco pode induzir o vício, como evitar a iniciação por jovens, e estabelecer uma regulamentação que não retroceda os avanços do Brasil na implementação da Convenção-Quadro?”, os especialistas, Dra. Tania Cavalcante (Inca e Conicq), Dr. João Paulo Lotufo (Associação Médica Brasileira - AMB) e Dr. Luiz Augusto Maltoni (Fundação do Câncer), discutirão os seguintes temas, respectivamente: “Avanços do Brasil com a implantação da Convenção”, “O que é vício. Como está o jovem em relação ao tabagismo” e “Políticas para redução de danos no tabagismo”.
As inscrições podem ser feitas no site da SBTox - www.sbtox.org/inscricoes - e a programação está disponível no link: www.sbtox.org/ciclo .
Sobre a Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTox)
Fundada em agosto de 1972, a Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTox) foi instituída como uma sociedade científica com o intuito de congregar docentes, profissionais, empresas e organizações interessadas no desenvolvimento da Toxicologia no Brasil. A entidade dedica-se ao desenvolvimento contínuo de conhecimento técnico-científico para o aprimoramento e garantia da saúde humana, assim como para a segurança de todos os organismos vivos e da proteção do seu ambiente.
Serviço
Data: 28 de outubro de 2019
Horário: 8h30 às 15h
Local: Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP
Endereço: Av. Prof. Lineu Prestes, 580 - Butantã, São Paulo -- SP, Bloco 13-A, Auditório “Maria Aparecida Campos Pourchet”
Valor: Profissionais R$ 50,00 | Estudantes R$ 25,00
Informações: www.sbtox.org/inscricoes | www.sbtox.org/ciclo
Programação
8h30 -- 9h - Credenciamento
9h -- 9h30 - Aspectos sociais, econômicos e de saúde do tabagismo no Brasil - Profa. Dra. Tania Cavalcante - Médica do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e secretária-executiva da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (Conicq).
9h30 -- 9h50 - Diferenças entre as formas alternativas do uso do tabaco para redução de danos - Dr. Marcus da Matta -- CEO Lisam Ecoadvisor Systems.
9h50 -- 10h10 - Estudo experimental da exposição ao tabaco aquecido sobre a artrite reumatoide - Dra. Sandra Farsky -- Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.
10h10 -- 11h - Experiência clínica do uso do tabaco aquecido no Japão - Dr. Kamamaru Hiroya -- Vice-Diretor of AOI Universal Hospital Japan.
11h -- 11h40 - Uso do cigarro eletrônico como alternativa para cessação do uso do tabaco - Hayden McRobbie -- Queen Mary University of London.
11h40 -- 12h - Discussão
13h -- 15 - Mesa-Redonda -- Como o uso das formas alternativas do uso do tabaco pode induzir o vício, como evitar a iniciação por jovens, e estabelecer uma regulamentação que não retroceda os avanços do Brasil na implementação da Convenção-Quadro?
13h -- 13h30 -- Dra. Tania Cavalcante -- Avanços do Brasil com a implantação da Convenção-Quadro Médica do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e secretária-executiva da Comissão Nacional para Implementação da Convenção - Quadro para o Controle do Tabaco (Conicq).
13h30 -- 14h - Dr. João Paulo Lotufo -- O que é vício? Como está o jovem em relação ao tabagismo? - Coordenador do projeto antitabágico do Hospital Universitário da USP e responsável do Projeto antitabágico Dr. Bartô.
14h -- 14h30 - Políticas para redução de danos no tabagismo - Dr. Luiz Augusto Maltoni -- Diretor Executivo da Fundação do Câncer.
14h30 -- 15h - Discussão.