O Tribunal de Justiça de São Paulo instala, nesta quinta-feira (29), às 11 horas, o Anexo de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Santo André. O evento, no Fórum Ministro Raphael de Barros Monteiro (Praça IV Centenário, 03 – Centro), contará com a participação do presidente da Corte, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças.
A unidade será coordenada pela juíza Teresa Cristina Cabral Santana, da 2ª Vara Criminal e integrante da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo (Comesp). "A instalação do Anexo agilizará o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. É muito importante oferecer o atendimento especializado, com profissionais que tenham conhecimento específico, capazes de reconhecer a complexidade do fenômeno e atuar, efetiva e concretamente, na busca de soluções que possam atender às reais demandas decorrentes da violência de gênero, doméstica e familiar contra a mulher”, afirma a magistrada. “A criação desse Anexo mostra o comprometimento do Tribunal de Justiça de São Paulo com a situação da mulher no país e com a luta pela igualdade de gênero.”
Em todo o estado existem mais de 141 mil processos em andamento nas Varas e Anexos de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Esse será o 10º Anexo da Justiça paulista, que conta também com 13 varas especializadas em violência doméstica.
A Comarca de Santo André possui cerca de 220 mil processos em andamento (dados de julho/19) e faz parte da 1ª Região Administrativa Judiciária – Capital (1ª RAJ), que tem o juiz Regis de Castilho Barbosa Filho como diretor. De acordo com o IBGE o município possui mais de 700 mil habitantes. A juíza Milena Dias é a diretora do fórum.
Saiba mais:
Locais das varas e anexos especializados:
- Capital: - Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher Central
- Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Região Norte
- Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Região Sul 1
- Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Região Sul 2
- Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Região Leste 1
- Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Região Leste 2
- Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Região Oeste
- Interior: - Assis: 2ª Vara Criminal e do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher
- Campinas: Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher
- Guarulhos: Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher
- Itu: 1ª Vara Criminal e de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher
- São José dos Campos: Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher
- Sorocaba: Juizado Especial Criminal e de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher
- Anexos: Andradina / Bauru / Cotia / Limeira / Ribeirão Preto / Santana do Parnaíba / São José do Rio Preto / Suzano / Rio Claro e agora Santo André
Serviço:
Instalação do Anexo de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher
Data: 29 de agosto, às 11 horas
Local: Fórum “Ministro Raphael de Barros Monteiro” (Praça IV Centenário, 3 – Centro) – Santo André