Cultura - Educação

Livro sobre os times de Ribeirão Preto será lançado nesta quinta-feira na Paraler

10 de Setembro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A história do futebol de Ribeirão Preto ganha mais um espaço nas bibliotecas do Brasil e nas mãos dos leitores, apaixonados pelo esporte. O jornalista Igor Ramos, 40 anos, lança na livraria Paraler, nesta quinta-feira (12/09), a partir das 19 horas, o livro “Come-Fogo- Tradição e rivalidade no interior do Brasil”. Esse é seu terceiro trabalho sobre a história do futebol de Ribeirão Preto e aborda desta vez a velha rivalidade entre Comercial e Botafogo.

O livro traz ao longo das suas 204 páginas o resumo de todos os jogos entre os dois rivais desde os primeiros anos do século passado. Além de estatísticas, curiosidades sobre o confronto e depoimentos de ex-jogadores, os grandes personagens dessa história. E o principal: a divulgação de jogos que nunca constaram nas estatísticas do clássico, o que deve mexer com as torcidas e marcar uma nova era de discussões sobre o dérbi. O jornalista, ex-editor do jornal A Cidade e do Diário Lance, conta que o livro nasceu com o propósito de ser uma compilação de dados, como fichas técnicas e estatísticas, mas que durante as pesquisas decidiu mudar o curso da obra, ampliando o material. “Nesses quase três anos de estudo fui me deparando com os relatos das partidas e histórias interessantes sobre o Come-Fogo, decidi então incrementar o livro, contando resumidamente cada um desses mais de 160 clássicos. E tive a felicidade de fazer algumas descobertas jornalísticas sobre o duelo em meio as minhas consultas por centenas e centenas de jornais antigos e muitos meses de dedicação”, conta o autor.

O jornalista, nascido em Ribeirão Preto, completa a trilogia do futebol ribeirão-pretano, após ter escrito em 2008, Botafogo - Uma História de Amor e Glórias, o primeiro e único livro sobre a história do tricolor. Em 2011 foi a vez de Comercia - Uma Paixão Centenária.

 Novidades e surpresa

O livro promete surpresas com relação às estatísticas do clássico e curiosidades sobre as partidas. Histórias que estavam guardadas nos jornais arquivados em Ribeirão Preto e na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

“No processo de pesquisa em jornais da época, me deparei com registros de três partidas que jamais haviam sido divulgadas na história de Ribeirão Preto. Uma delas de 1920, que antecede em quatro anos a data do jogo que foi considerado o primeiro entre as duas equipes. Creio que essa é uma grande contribuição para a memória do nosso futebol, pois estamos tratando de um dos principais clássicos do futebol brasileiro”, conta Ramos .

As descobertas vão além e vão despertar interesse de pesquisadores. Outro dado relevante destacado pelo jornalista foi encontrado ao ler uma por uma das crônicas dos jornais publicadas desde os anos 20. “Histórias como o dia que o Botafogo saiu de campo e deixou o Comercial bater um pênalti sem goleiro e quando o Comercial fez o mesmo, a mando do técnico Alfredinho (este o maior personagem do dérbi) em número de jogos como treinador em momentos distintos pelos dois clubes. O primeiro jogo entre os dois times também será uma novidade, pois até então acreditava-se que eles haviam se enfrentado pela primeira vez apenas em 1924, quando na verdade foi bem antes”, finaliza.

 Sobre o autor:

Ribeirão Pretano, formado pela Unesp Bauru em 1999, Igor Ramos trabalhou nos jornais Verdade, A Cidade (editor por 8 anos), Diário Popular (correspondenet), Diário Lance, como correspondente (13 anos) e depois editor no Rio de Janeiro (2 anos). Já cobriu a Copa do Mundo na África, em 2010 e trabalhou também em rádio, nas emissoras, CMN, 79 e Clube, sempre cobrindo futebol como setorista dos clubes, Já lançou dois livros, um sobre o Comercial, em 2011, e outro do Botafogo, em 2008, ambos lançados na Paraler.

Serviço

Lançamento - Come-Fogo - Tradição e rivalidade no interior do Brasil, do jornalista Igor Ramos

Data: 12 de setembro

Horário: 19 horas

Local: Livraria Paraler | Rua Capitão Adelmio Norberto Silva, 786 | Próximo ao RibeirãoShopping

Valor: - R$ 49,90

Comentários
Assista ao vídeo