Viver - Saúde

HCor investe contra o câncer e planeja complexo hospitalar para pacientes oncológicos

9 de Setembro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Três unidades serão inauguradas para oferecer tratamento completo contra diversos tipos de tumores. Novo complexo do HCor Onco será liderado pelo Dr. Gilberto Lopes, oncologista com experiência internacional nos Estados Unidos e na Ásia

O câncer tem avançado rapidamente entre a população brasileira. Sua incidência passou de 489 mil casos novos em 2010 para 518 mil neste ano, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). Em 2030, a OMS (Organização Mundial de Saúde) prevê que a doença esteja fazendo 17 milhões de vítimas fatais por ano, em todo o mundo.

Não é fácil combater o câncer. Essa é uma doença altamente complexa, com centenas de variações e influenciada por inúmeros fatores. Por isso, seu tratamento requer uma estrutura igualmente complexa, com especialistas em diversas áreas combinando forças em busca do melhor resultado.

Com essa visão, o HCor planejou e está construindo um amplo complexo contra o câncer, o HCor Onco. São três unidades no Paraíso, região central de São Paulo, incluindo um prédio totalmente dedicado a pacientes oncológicos.

Na liderança dessa estrutura, o hospital acaba de contratar o Dr. Gilberto Lopes, professor assistente de oncologia da Universidade John Hopkins e membro do comitê de assuntos internacionais da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO). Com mais de 100 trabalhos apresentados e publicados nas mais importantes revistas científicas do mundo, o oncologista acumula experiências internacionais, com passagem pela Universidade de Miami, na Florida, EUA, e na Escola de Medicina da Universidade Perdana, uma colaboração da Hopkins na Malásia, onde foi o professor inaugural para oncologia clinica.

Além disso, atuou como consultor na área de câncer para varias instituições como a OMS, a Agencia Internacional de Energia Atômica, além de governos, entidades filantrópicas, hospitais, associações comerciais e grupos industriais.

Todas as fases do atendimento

De toda a nova estrutura, a principal unidade será um prédio destinado exclusivamente a pacientes oncológicos. Ele foi planejado sob o conceito de centro integrado de tratamento do câncer - "comprehensive cancer center", que reúne a infraestrutura necessária para todas as fases do atendimento ao paciente. Haverá áreas para consultas, um centro interno de diagnósticos e espaço para cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

A recuperação do paciente também é contemplada com o setor de fisioterapia e de terapias complementares, como a acupuntura.
Tratamentos cirúrgicos poderão ser realizados nas novas unidades do HCor Onco, onde estão sendo construídas, por exemplo, duas salas híbridas. Esse moderno conceito de centro cirúrgico agrupa no mesmo espaço equipamentos de diagnóstico por imagens, que podem ser usados para exames ou para auxiliar a realização de procedimentos complexos.

Prevenção e pesquisa
O novo complexo do HCor Onco terá foco acentuado na prevenção e no diagnóstico precoce. Haverá um modelo de avaliação clínica individualizada para o risco de tumores, a partir do qual o paciente poderá ser encaminhado a serviços preventivos. Hoje, o HCor já conta com programas de reeducação alimentar, combate ao tabagismo e incentivo à prática de atividades físicas -- três dos fatores de risco mais frequentes para câncer e para doenças cardiovasculares.

Na área de pesquisa, o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) terá um núcleo de oncologia. Serão desenvolvidos trabalhos com novos medicamentos e novos procedimentos, além de estudos epidemiológicos, que podem beneficiar inclusive a saúde pública. 
Como exemplo, hoje o Dr. Gilberto participa de um grupo que está desenvolvendo um novo medicamento para câncer de mama com uma substancia derivada de um medicamento comumente utilizado em medicina tradicional Chinesa.

Novas unidades

Uma clínica na Rua Tomás Carvalhal será a primeira unidade a ser inaugurada, até o final do ano. Um acelerador linear dará início aos atendimentos de radioterapia, para tratamento de diversos tipos de câncer. Pouco depois, o HCor irá inaugurar um prédio na Rua Desembargador Eliseu Guilherme, em frente ao atual complexo hospitalar.

O prédio novo terá 38 apartamentos para internação, um andar exclusivo para quimioterapia, centro de convenções para 210 pessoas e vagas para 142 veículos, tudo distribuído em 15 andares e cinco subsolos. Além disso, o espaço terá duas salas híbridas.
Mas a principal unidade será inaugurada em 2015. Um prédio de 14 andares totalmente direcionado à oncologia, no qual será aplicado o conceito de "comprehensive cancer center", com as diversas estruturas necessárias ao atendimento multidisciplinar.

Comentários
Assista ao vídeo