Colunistas - Rodolfo Bonventti

Ativo e premiado produtor de cinema

23 de Julho de 2019

O paulistano Oswaldo Massaini começou a trabalhar no cinema nacional em 1937, aos 18 anos de idade, e logo percebeu que aquele era o mundo em que ele queria se inserir.

Foi roteirista e se tornou um dos mais importantes produtores e distribuidores do cinema brasileiro a partir da década de 1950. Sua primeira produção foi “Rua Sem Sol”, dirigido por Alex Vianny e estrelado por Glauce Rocha e Carlos Cotrim, em 1954.

Oswaldo Massaini fundou em 1950 a Cinedistri, que se transformou em uma das principais empresas de distribuição de filmes no Brasil. A partir daí, seu nome estava na produção ou na distribuição dos mais premiados filmes nacionais.

Foi ele o produtor de “O Pagador de Promessas”, o primeiro filme brasileiro a ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 1962, dirigido por Anselmo Duarte e estrelado por Leonardo Villar.

Em sua brilhante carreira atrás das câmeras, Massaini produziu e distribuiu mais de 60 filmes, entre eles grande sucessos como “Absolutamente Certo”; “Dona Xepa”; “Lampião,o Rei do Cangaço”; “O Santo Milagroso”; “A Madona de Cedro”; “Independência ou Morte”; “O Marginal” e “O Caçador de Esmeraldas”.

A Cinedistri ganha impulso na década de 1960 com a onda de filmes de cangaço que invade as telas brasileiras, mas também marca presença na era das chanchadas e das pornochanchadas. Comercialmente falando, o maior sucesso de Anibal Massaini foi a superprodução “Independência ou Morte” estrelada por um grandioso elenco onde se destacavam Tarcísio Meira, Glória Menezes, Dionisio de Azevedo e Kate Hansen.

Oswaldo Massaini e Mauricio Kus
 

Oswaldo Massaini escreveu o seu nome entre os grandes realizadores do cinema brasileiro e deixou seu legado para os filhos Aníbal Massaini Neto e Oswaldo Massaini Filho que o sucederam no comando da Cinedistri.

Ele morreu aos 75 anos de idade, no Hospital Osvaldo Cruz, na capital paulista, mas deixou um marca no cinema nacional.

Comentários
Assista ao vídeo