Colunistas - Rodolfo Bonventti

Novela da Band mostrava problemas da geração de jovens dos anos 1980

27 de Maio de 2019

A última novela de Ivani Ribeiro para a TV Bandeirantes foi “Os Adolescentes”, um sucesso muito mais de crítica do que público, e que a autora não terminou, deixando a novela antes da sua metade e sendo substituída por Jorge Andrade.

“Os Adolescentes” estreiou em 28 de setembro de 1981, no horário das 21h30, e contava a partir de quatro jovens: Doca, Bia, Caíto e Majô, os problemas enfrentados pela geração dos anos 1980. Doca, interpretado por André de Biasi, era um jovem envolvido com as drogas; sua irmã Bia, o primeiro papel importante de Julia Lemmertz nas novelas, engravidava muito jovem do namorado; Caíto,um belo trabalho de Flávio Guarnieri era homossexual e vivia em um lar desajustado e Majô, papel de Tássia Camargo, era uma jovem filha de pais separados e que se apaixonava pelo seu padastro.

Dirigida por Antonio Abujamra e Atílio Riccó, “Os Adolescentes” foi classificada pela emissora como uma novela-reportagem e diferente de tudo o que já se tinha visto na televisão em termos de dramaturgia para os jovens.

A entrada de Jorge Andrade para continuar a novela, enquanto Ivani Ribeiro se transferia para a TV Globo para escrever “Final Feliz”, mudou a ideia inicial que era mostrar esses quatro jovens no limite dos seus problemas, criou novos personagens e alterou o rumo de alguns outros.

Embora a audiência não tenha sido muito significativa, a novela deixou sua marca na história da teledramaturgia brasileira e levou para a emissora um público mais jovem, em busca de histórias diferentes e que tivessem mais a ver com o seu dia a dia.

No elenco a presença de veteranos que brilharam nos seus papéis como Kito Junqueira vivendo um professor que era um ex-viciado; Beatriz Segall como uma costureira pobre e sofrida, a dona Iracema; Márcia de Windsor como Raquel; Paulo Villaça como o infeliz Odilon; Norma Benguell vivendo a desiludida Paula e ainda Fábio Cardoso, Imara Reis, Roberto Maya, Selma Egrei, Jairo Arco e Flecha, Emílio Di Biasi, Arlete Montenegro, Carmen Silva, Antonio Petrin, Sonia Oiticica, Lúcia Mello, Geny Prado e o humorista Borges de Barros.

O elenco adolescente também registrou bons trabalhos e além de André, Júlia, Flávio e Tássia, estavam no elenco com destaque, Mayara Magri, Giuseppe Oristânio, Lília Cabral, José Parisi Junior, Ricardo Graça Mello, Déborah Seabra, Hugo Della Santa, Zenaide, Arthur Leivas, Alexandre Raymundo, Yeta Hansen e Kiko Guerra. 

O psiquiatra Paulo Gaudêncio auxiliou a autora Ivani Ribeiro a construir os primeiros capítulos e apresentar para a sociedade temas complexos e proibidos até então como a gravidez juvenil, o aborto, o vício das drogas e a homossexualidade.

Comentários
Assista ao vídeo