Colunistas - Bem Estar e Saúde

Bacalhau cremoso é opção umami para a Páscoa

20 de Abril de 2019

A Páscoa, que neste ano será celebrada no dia 21 de abril, é uma das datas mais especiais do ano. Reservada para reunir a família para uma deliciosa refeição, a comemoração conta com dois grandes protagonistas: os ovos de Páscoa, que divertem a criançada, e o peixe que, tradicionalmente, substitui a carne vermelha nesta época.

A dica que o Comitê Umami, organização responsável pela divulgação do quinto gosto básico do paladar humano, separou para a data é uma deliciosa receita de bacalhau cremoso. Com preparo estimado em 50 minutos, o prato, além de ser uma boa pedida, contém glutamato no peixe, conferindo o gosto umami neste almoço tão especial. Além disso, a sugestão é usar alga kombu no cozimento da batata para deixar a preparação ainda mais saborosa.

Confira a receita:

BACALHAU CREMOSO

Ingredientes
300 g de batatas
1 pedaço de 15 cm de alga kombu 
1 cebola média cortada em rodelas finas
1 tomate médio cortado em rodelas finas
meia xícara (chá) de azeite de oliva 
300 g de bacalhau em postas, dessalgado

Modo de Preparo
1. Descasque e cozinhe as batatas em água abundante, com a alga kombu, até ficarem bem macias.
2. Escorra, descarte a alga e passe a batata por um espremedor até obter um purê. Reserve.
3. Regue com um fio de azeite o fundo de uma travessa refratária média e acomode as rodelas de cebola.
4. Sobre a cebola, coloque as rodelas de tomate e, por cima, acomode o bacalhau.
5. Cubra com o purê reservado, regue com o azeite restante e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 30 minutos, ou até aquecer bem.
6. Retire do forno e sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 50 minutos

UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami.

Comentários
Assista ao vídeo