Colaboradores - Tânia Voss

The Jacksons se apresentam pela primeira vez no Brasil

12 de Fevereiro de 2019

Em março, os lendários THE JACKSONS vem ao Brasil para duas apresentações. Os irmãos Jackie, Jermaine, Marlon e Tito Jackson se apresentarão no dia 16 de março, no Espaço das Américas, em São Paulo, e no dia 19 de março, no Teatro Araújo Viana, em Porto Alegre. Os ingressos para o show de São Paulo já estão à venda pelo site www.ticket360.com.br

Na década de 70, ao lado do irmão Michael, The Jackson 5 se tornaram uma sensação instantaneamente e até hoje são adorados por milhões de fãs em todo o mundo. Com seu soul e pop único e cheio de alma, uma extensa lista de sucessos  – "ABC", "I'll Be There", "Rockin' Robin", "I Want You Back", entre outros -  e impecáveis  apresentações ao vivo mudaram para sempre o cenário musical mundial.

A trajetória dos Jacksons se confunde com a história da música americana. O grupo formado por cinco irmãos marcou gerações e revelou ao mundo o talento de um garotinho de apenas 8 anos, Michael Jackson, que se tornaria o rei do pop. Os Jacksons fazem parte do Rock and Roll Hall of Fame e tem cinco álbuns número 1, 18 sucessos número 1, 17 álbuns no Top 10, 17 singles no Top 40.

Tudo começou quando, em 1962, o pai Joseph Jakckson reuniu os filhos Jackie, Tito e Jermaine a dois garotos da vizinhança, Milford Hite, na bateria, e Reynaud Jones, nos teclados, para criar um número musical que chamou de The Jackson Brothers. Em 1964, o caçula Michael e o irmão mais velho, Marlon, entraram para o grupo, que começou a participar de shows de talento e a tocar em bares da cidade de Gary, Indiana. O grupo passa a se chamar de The Jackson 5 e, dois anos depois, Michael assume o vocal principal e se destaca nos shows. Logo  assinam com a gravadora Steeltown e lançam o primeiro sucesso, a canção "Big Boy".

Apesar de muito jovens, o talento dos The Jackson 5 e as apresentações repletas de energia, tanto na música como nos passos de dança, chamam a atenção de Gladys Knight & The Pips e Bobby Taylor & The Vancouvers que apresentam o grupo para o chefão da Motown, Berry Gordy.

O lançamento do primeiro álbum - Diana Ross Presents The Jackson 5 – é sucesso de público e crítica e se torna um sucesso mundial. A diva Diana Ross declara que The Jackson 5 é o novo sucesso da Motown.

Nos anos seguintes, lançaram grandes sucessos, até hoje lembrados pelo público, como: "I´ll Be There", "ABC", "I Want You Back", "The Love You Save", que ocuparam os primeiros lugares da parada americana. Além de "Never Can Say Goodbye" e "Mama’s Pearl", de 1971, "Lookin’ Through the Windows", de 1972, "Get It Together", de 1973, e "Dancing Machine", de 1974.

Pela Motown, o The Jackson 5 gravou 11 álbuns que venderam mais de 110 milhões de cópias em todo o mundo, além de discos solo de Michael, Jackie e Jermaine. Em 1975, os irmãos assinam com a CBS Records e pouco tempo depois se transferem para a Epic Records, onde tiveram mais liberdade criativa e mais lucros. Nessa época, depois de uma disputa judicial com a Motown, perdem os direitos de uso do nome e da logomarca The Jackson 5.

Jermaine é substituído por Randy e o grupo passa a se chamar The Jacksons. Entre 1976 e 1984 gravam mais seis álbuns e fazem grandes excursões pelo mundo.  Com as canções "Show You the Way to Go" e "Enjoy Yourself", de 1976, "Blame It on the Boogie", de 1977, "Shake Your Body (Down to the Ground)", de 1978, e "Can You Feel It" e "This Place Hotel", de 1980, os Jacksons continuam nas paradas.

No ano seguinte lançam o álbum ao vivo The Jacksons Live e decidem fazer uma pausa. Em 1984, lançam o álbum Victory com o sucesso "State of Shock" gravada por Michael Jackson com a participação especial de Mick Jagger. No mesmo ano Jermanie regressa ao grupo para a turnê Victory, promovida por Don King, conhecido empresário do boxe. A turnê, na época a mais rentável da história, aconteceu de julho a dezembro e marcou a despedida de Michael Jackson do grupo.

O último álbum lançado foi "2300 Jackson Street', de 1989, e com a saída de Marlon o grupo encerra as atividades. Em 1997, os Jacksons entram para o Rock And Roll Hall of Fame em cerimônia apresentada por Diana Ross.

Em 2012, os Jacksons se reúnem para a primeira turnê em quase três décadas, a Unity Tour. A turnê, primeira sem os irmãos Michael, que faleceu prematuramente em 25 de junho de 2009, e Randy começou em 20 de junho de 2012 e o último show foi em 27 de julho de 2013.

Comentários
Assista ao vídeo