![]() |
Emerson Lima em sua exposição de retratos, "Belas" |
Fotos: Divulgação / MF Press Global |
As imagens artísticas feitas por Emerson Lima chamaram a atenção dos poderosos e dos famosos. Assim o fotógrafo se tornou conhecido pela elite, e isto abriu caminho para sua atuação como retratista de celebridades nacionais e internacionais: “Em setembro de 2017 contratado por Ana Paola Diniz fui o retratista oficial e exclusivo da cantora Demi Lovato em um jantar de gala em Nova York, e com isso minha carreira tomou outras proporções. Lá comecei também a fotografar a cidade, e as pessoas que eu fotografo hoje, que são antes de tudo grandes admiradores da arte, souberam do meu trabalho através dos meus quadros assinados de Nova York”, comenta.
![]() |
Demi Lovato, fotografada por Emerson Lima em NY |
Foto: Emerson Lima |
Além de Demi Lovato, Emerson fotografou estrelas como Arnold Schwarzenegger e Morgane Polanski . No Brasil Tatá Werneck, Claudia Raia, Karina Bacchi, Bruno Gagliasso, Giovana Ewbank, Caio Castro, Camila Coelho, Ticiane Pinheiro, Helô Pinheiro, Rodrigo Faro, Sasha Meneguel, e políticos como João Dória e o CEO da Riachuelo, Flávio Rocha.
Emerson iniciou-se na fotografia como um entusiasta em 2015, e a partir de 2016 resolveu especializar-se e tornou-se retratista: “meu trabalho está totalmente relacionado a arte, e trago esta visão artística para os retratos que faço”. Essa visão artística diferenciada acabou por chamar a atenção não apenas de celebridades, mas de pessoas influentes do poder, que optaram também pelo retratista para fazer seus quadros e fotos oficiais.
CEOs, políticos, empresários, e formadores de opinião estão entre os clientes de Emerson, que sempre opta pela discrição: “acredito que um dos meus diferencias é esse, de nunca expor o meu cliente. A confiança nos relacionamentos com essas pessoas, aliado ao profissionalismo e qualidade no trabalho”.
Para chegar até a foto perfeita, Emerson tem um processo peculiar quando trata-se dos poderosos: "Na maioria das vezes meus clientes são pessoas ocupadas, que fotografam no escritório, entre uma reunião ou outra. Então para eu chegar em um bom resultado final, eu preciso estudá-los antes. Um estudo de fisionomia, corpo, pensar qual o melhor ângulo dessa pessoa e luz incidental. Tudo tem que ser previamente pensado e estudado. Já quando é um retrato de família, ou na residência eu consigo desenvolver mais pois tenho mais tempo”.
![]() |
Emerson Lima |
Foto: Reprodução |
Outra particularidade do retratista são as fotos em preto e branco. Emerson explica o porquê da preferência: "Isto me remete a algo que vai se perpetuar na história. O preto e branco tem uma aura diferente, como se fosse imortal. Além disso minhas referências na fotografia, como Ansel Adams, Arnold Newman, Henri Bressom e o próprio Sebastião Salgado, são mestres no P&B”.
O retratista organiza exposições de suas fotografias pelo Brasil, Estados Unidos e Europa, também está lançando um livro com suas fotos de Paris. Nesse eventos expõe seus registros de diversos lugares no mundo como Punta Cana, Nova York, Frankfurt, Miami e Amsterdam.