Cultura - Decoração

Dicas para decorar a sala de jantar

28 de Agosto de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A arquiteta Andréa Parreira costuma pensar a decoração da casa como um todo, desenvolvendo uma unidade entre os cômodos, porém cada um deles possui suas particularidades. “A sala de jantar deve necessariamente refletir o ritmo de vida dos moradores daquela casa ou apartamento”, explica Andréa. “Por exemplo, é importante saber se a pessoa gosta de receber ou não, se ela costuma servir a comida em pratos ou travessas, saber qual o tamanho da família, as refeições que costumam fazer naquele espaço etc.”, completa.

Outro fator importante é o tamanho da sala. Algumas comportam mais móveis, outras exigem itens mais compactos. Os móveis básicos, no caso, seriam mesmo as mesas e as cadeiras, que podem seguir estilos variados dentro de um mesmo jogo, porém, no caso de quem costuma receber pessoas em casa para refeições, é desejável ter um aparador também.
Em seus projetos, a arquiteta sempre analisa o perfil e estilo de vida de cada cliente para indicar a decoração mais adequada. “Em alguns casos, o ideal é, ao invés de cadeiras, usarmos poltronas, por exemplo. O formato da mesa também varia de acordo com esse perfil e espaço”, conta. “Mesas redondas otimizam o espaço de ambientes menores, porque agregam as pessoas, formando um conjunto mais íntimo.” Em relação à iluminação, Andréa gosta de misturar luz indireta e direta, para valorizar o espaço e também a refeição. A indireta pode ser por meio de uma sanca de gesso ou arandela.

“Os materiais utilizados na decoração também são importantes na hora de compor o ambiente”, complementa a arquiteta. “Em geral recomendo madeira, vidro, aço inox, mármore e couro, que são materiais que conversam bem entre si, além de serem versáteis e funcionarem bem com outros acessórios”, salienta. Além disso, Andréa aposta em vasos e também em espelhos, para dar uma amplitude maior ao ambiente.

Comentários
Assista ao vídeo