Na contagem regressiva para o Carnaval 2019, o Monobloco já está no ritmo da folia. Fundado há 19 anos por C.A. Ferrari, Celso Alvim, Mário Moura, Pedro Luís e Sidon Silva, o Monobloco se renova a cada ano, sem deixar de lado a sua marca registrada: misturar cavaco, repique, tamborim, chocalho, surdo e agogô com grooves de guitarra e baixo.
Para o Carnaval desse ano o Monobloco chega com o tema "Abram Alas Pra Elas - Homenagem às mulheres da música brasileira", escolhido através do voto pelos integrantes das oficinas de percussão do Monobloco em SP, BH e RJ, como conta Celso Alvim, diretor de bateria desde o primeiro desfile: “A ideia foi interagir ainda mais com os alunos, pedindo que eles nos ajudassem a escolher o tema do Carnaval”. Formados nas oficinas que acontecem ao longo do ano nas três cidades onde o Monobloco desfila, os ritmistas dão identidade local à proposta do bloco.
Depois de celebrar a maioridade ano passado, o Monobloco ganhou nova identidade visual, inspirada no tema de 2019 e criada pela agência 6D. A nova logomarca traz três versões femininas para o famoso bonecão azul do Bloco, representando as mulheres, grandes homenageadas dos desfiles desse ano.
Como também já é tradição, antes do carnaval chegar o Monobloco fará o primeiro ensaio aberto ao público com a bateria de SP no dia 19/01 (domingo), no Audio (o segundo será dia 15/02). O desfile do Monobloco em São Paulo será no dia 24/02 no Obelisco, entorno do Ibirapuera.
O repertório renovado trará sucessos de compositoras e cantoras dos mais variados estilos e levadas. Segundo Pedro Luís, co-fundador do Monobloco, são muitas as mulheres brilhantes na história da nossa música e a ideia é contemplar o maior número possível de estrelas. “A força do feminino há de fazer a diferença! Posso destacar nomes como Chiquinha Gonzaga, Carmen Miranda, Elza Sares, Maria Bethânia, Gal, Alcione e Clara Nunes, entre outras. Da nova geração teremos Céu, Tulipa Ruiz e Ludmilla, pra citar algumas. Vai ser bonito poder contar um pouco dessa historia da força feminina em nosso cancioneiro”, resume.
De clássicos do repertório do Monobloco, como "Taj Mahal", "Fio Maravilha" e “Vou deixar”, até "Coisinha do pai", sucesso na voz de Beth Carvalho; "Sonho Meu", de Dona Ivone Lara; "Já sei namorar", dos Tribalistas; "Uma noite e meia", de Marina Lima, e hits de Anitta e Ludmilla, como "Cheguei" e “Din Din Din”, sempre na batida característica da bateria do Monobloco.
Ensaio do Monobloco em SP
Dia 19/01
Endereço: Audio- Av. Francisco Matarazzo 694
Horario: 22h
Ingressos R$ 30 - R$ 100
https://www.ticket360.com.br/sub-categoria/693/monobloco
Anote as datas dos desfiles :
SP dia 24/02
BH dia 05/03
RJ dia 10/03