Colunistas - Rodolfo Bonventti

Bandeirantes e o sucesso da segunda versão de O Meu Pé de Laranja Lima

2 de Dezembro de 2018

O livro “O Meu Pé de Laranja Lima” de José Mauro de Vasconcelos é um best seller da literatura infantil e, também na televisão, é sucesso garantido com três versões levadas ao ar. Uma em 1970 na TV Tupi que repercutiu muito e conseguiu altos índices de audiência para a emissora, e duas outras levadas pela TV Bandeirantes, a primeira delas em 1980 e depois outra em 1998.

Elenco

Em 29 de setembro de 1980, no horário das 18 horas, a TV Bandeirantes estreava a segunda versão de “O Meu Pé de Laranja Lima”, escrita por Ivani Ribeiro da obra de José Mauro. Na nova adaptação, modernizou-se um pouco os personagens e as situações, mas manteve-se o essencial da história que é a bonita amizade do menino pobre Zezé com o rico seu Portuga e com o seu pé de laranja lima.

Um pouco menor que a versão original, aqui tivemos pouco mais de 140 capítulos, novamente a história conquistou crianças e adultos e obteve bons índices para a emissora do Morumbi. Não teve a mesma repercussão que a primeira versão, mas mesmo assim garantiu o investimento que a emissora realizou.

Para viver o menino Zezé, que na primeira versão teve um desempenho brilhante de Haroldo Botta, foi escolhido um estreante, o garoto Alexandre Raymundo, que deu conta do papel e foi uma grata revelação. Já o rico velho português que havia sido de Cláudio Correa e Castro na TV Tupi, aqui coube com maestria também para o ator e diretor Dionisio Azevedo.

Com direção de Edson Braga, o elenco aproveitou jovens atores e outros bem mais veteranos mas que eram muito mais conhecidos pelo público paulista apenas, vários deles por estarem mais ligados ao teatro. Os destaques mais conhecidos ficavam para Cristina Mullins como Godóia; Baby Garroux como a temida Jandira, que antes fora de Eva Wilma; Fausto Rocha Junior como Raul, papel antes vivido por Carlos Zara e Regina Braga vivendo a Professora Cecília.

Mas o elenco ainda tinha outros destaques como os veteranos Rogério Márcico, Lucélia Machiavelli, Dante Ruy, Neuza Borges, Geny Prado, Sérgio Ropperto, Vera Nunes, Wilma de Aguiar, Elias Gleizer, Enio Gonçalves, Paulo Leite, Ivanice Senna e Homero Kossac, ao lado de jovens atores em papéis de destaque, entre eles, Valdir Fernandes, Leonardo Camilo, Lourdes Bicudo, Eduardo Silva, Ulisses Bezerra, Maria Ferreira e Jefferson Ricart.

Outro destaque no elenco para viver o cantador Ariovaldo, personagem marcante vivido na TV Tupi por Gianfrancesco Guarnieri, foi a estréia em novelas do ator e cantor Almir das Areias, que infelizmente não participou mais de novelas depois.   

Comentários
Assista ao vídeo