A Síndrome de Burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, tem sido uma ameaça real para as pessoas que exercem funções muito desafiadoras e estressantes no trabalho.
Pesquisas nos mostram que a síndrome tem acometido profissionais considerados altamente motivados, comprometidos e apaixonados pelo trabalho que desempenham e que estes profissionais costumam reagir ao stress ocupacional trabalhando ainda mais até entrarem em Burnout, perdendo então toda a motivação e o interesse no trabalho.
O termo burnout é de origem inglesa e quando traduzida indica o colapso que sobrevém após a utilização de toda a energia disponível. No contexto psicológico o termo burnout tem sido utilizado para se referir a uma síndrome constituída por uma exaustão emocional, desumanização e redução no nível de realização pessoal no trabalho (Maslach & Jackson, 1986).
Os principais sintomas encontrados na síndrome de burnout podem ser divididos em quatro grupos: os físicos, os psíquicos, os comportamentais e os defensivos. São eles:
O diagnóstico da síndrome só pode ser realizado por um médico ou psicoterapeuta, que são os profissionais qualificados para diagnosticar a patologia através de procedimentos e instrumentos adequados.
O tratamento para o burnout consiste no uso de antidepressivos, psicoterapia e mudanças no estilo de vida das pessoas acometidas pela síndrome, incluindo a prática de atividade física, alimentação saudável, práticas de relaxamento e a inclusão de momentos de lazer.
Como se prevenir do burnout?
A psicóloga Rosalina Moura é especialista em gerenciamento do stress, coach de bem estar e saúde e diretora da Rumo Saudável.
Foi coordenadora da área de psicologia do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas de São Paulo de 1994 a 2005, onde atuou como psicóloga e pesquisadora. Seus estudos e os convites para participar de eventos científicos a levaram a se aprofundar nas questões relacionadas ao stress elevado, desenvolvendo programas e metodologias para o seu gerenciamento. Em 2001 ela criou a RUMO, que hoje tem como foco principal de atuação o desenvolvimento de programas de Prevenção e Gerenciamento do Stress para pessoas e empresas.