Notícias - Motor

Motocicletas destinadas à agricultura familiar entram no Pronaf Mais Alimentos

29 de Junho de 2018
Divulgação

Motocicletas de 150 a 250 cm³ destinadas a atividades rurais poderão, oficialmente, ser financiadas pelo Programa Pronaf – Mais Alimentos do governo federal a partir de 1º de julho. O anúncio foi realizado no dia 26 passado, em Brasília (DF), durante o lançamento do Plano Safra 2018/2019, que destinará R$ 31 bilhões para a agricultura familiar neste período, correspondendo a R$ 1 milhão a mais em comparação com a safra passada.

A modalidade de financiamento contempla exclusivamente famílias agrícolas cadastradas no programa e oferece taxa de juros mais baixas, que variam entre 0,5% e 4,6% ao ano.

Atualmente, o Pronaf disponibiliza planos com prazos de até 120 meses (10 anos) e carências de até 36 meses (3 anos), com  suas linhas operacionalizadas pelo Banco do Brasil, na função de agente financeiro do programa.

Modelos para financiamento

As motocicletas atualmente disponíveis para financiamento pelo programa são modelos destinados à atividade rural das marcas Honda e Yamaha, que estão cadastradas no site da Sead/Pronaf.

Pela Honda, os modelos participantes são NXR 160 Bros, Bros 160 ESDD, XRE 190 e CRF 230F (off road). A marca também oferece o quadriciclo TRX 420 Fourtrax, de 420 cm³ e potência de 26,9 cv,  e os motores estacionários GX160H1 QDBR, GX160H1 QXBR e GX 200H QDBR, de quatro tempos e com potências de 1 a 22 hp.

Os modelos de motocicletas da Yamaha que podem ser financiados pelo Pronaf são XTZ 150 Crosser Z e XTZ 150 Crosser S, XTZ 250 Lander e XTZ 250 Ténéré. A Yamaha oferece, ainda pelo programa, motores de popa de dois tempos com potências de 15, 30 e 40 hp e de quatro tempos, com 20, 40, 60 e 90 hp.

Para Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, os produtos do Setor de Duas Rodas já são utilizados no ambiente rural e, portanto, podem ser potencializados diante do fato do Pronaf Mais Alimentos contar com cerca de 4 milhões de famílias agrícolas cadastradas. ”Esta iniciativa possibilita aos agricultores o acesso a produtos mais modernos, de tecnologia avançada, melhor desempenho e, ainda, com a garantia das fabricantes”, afirma Fermanian.

A entrada de motocicletas no Programa Pronaf Mais Alimentos resulta do Acordo de Cooperação Técnica firmado em maio passado entre a Abraciclo e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário – Sead, vinculada à Casa Civil da Presidência da República. A parceria consiste justamente em viabilizar o cadastramento de produtos do setor de Duas Rodas nas operações de financiamento do Pronaf Mais Alimentos, para serem adquiridos exclusivamente por agricultores familiares participantes do programa.

 

Comentários
Assista ao vídeo