Tradicionalmente, o mundo dos vinhos sempre foi dominado pelos homens. Apesar de as mulheres acompanharem o desenvolvimento da bebida desde o início da história, foi apenas há três décadas, com o boom do consumo de vinho no mundo, que o mercado abriu possibilidades para novos mercados consumidores e o aparecimento de profissionais na arte de elaborar e degustar vinhos.
As mulheres aproveitaram esse novo paradigma para estabelecer definitivamente sua presença não apenas enquanto degustadoras, como também desempenhando importante papel no processo de elaboração da bebida e chegaram para comandar vinícolas de sucesso e se tornarem sommeliers reconhecidas internacionalmente.
Vinha Brasil |
A Vinha Brasil – Embaixadora Oficial da MIOLO Wine Group em São Paulo – abre espaço para essas mulheres e já se tornou ponto de encontro das apreciadoras de vinho e confrarias femininas. Todas as quartas-feiras, o Wine bar oferece o “Open das mulheres”, com espumante Terra Nova a vontade por um preço fixo.
O lugar informal e agradável, localizado em São Paulo, democratizou o consumo do vinho, oferecendo cursos e degustações para diferentes públicos.
Com a independência econômica das mulheres, o mercado do vinho passou a considera-las mais na hora de definir estratégias de produção e marketing. No perfil da mulher urbana que consome vinho surge a vontade de entender mais sobre a bebida e a possibilidade de consumir socialmente.