Adaptados à rotina da casa dos pais, ou ao cantinho em que moravam sozinhos, muitos recém-casados ficam perdidos no novo lar. Se você se encaixa neste cenário, veja as dicas abaixo da organizadora de lares, Bia Martins. Será um problema a menos para vocês poderem curtir essa fase deliciosa!
1- Façam um planejamento sobre o funcionamento da casa, e que tipo de funcionária terão: uma diarista, ou uma empregada fixa.
2- Planejem a mudança para evitar stress. Se puderem, contratem um profissional para fazer a primeira organização do novo lar. Ajuda muito já começar a rotina da casa de forma estruturada.
3- Dividam as tarefas domésticas e anotem essa divisão para evitar confusões. Lembrem-se de que este é um dever de ambos. O quanto antes tiverem clareza sobre a importância do trabalho colaborativo em casa, mais sucesso terão em tornar esse lar um ambiente leve e fluido.
4- Instituam o “mural das regras da casa”, com as premissas e regrinhas básicas do casal.
5- Montem uma lista de compras padrão de supermercado, para evitar aquele stress de ter sempre que lembrar do que está faltando e, invariavelmente, esquecer alguma coisa.
6- Combinem um dia da semana para ir ao supermercado. As compras semanais evitam desperdícios e aumentam o prazer na escolha e no consumo dos itens.
7- Façam a organização dos armários logo após a mudança, e não deixem nada sem um lugar especifico. Neste ponto, contar com ajuda profissional especializada faz toda a diferença.
8- Usem e abusem de aliados na organização, tais como cestinhas, penduradores e etiquetas.
9- Montem uma rotina da casa de acordo com a suas necessidades, separando um dia da semana para lavar roupa e outro para passar. Roupa de cama e toalhas de banho, por exemplo, devem ser trocadas toda semana, podendo ser lavadas juntas, porém, separadas das demais roupas.
10- O ideal é ter apenas 3 jogos de roupa de cama e de toalha de banho para o casal, e 2 jogos para visitas, se for o caso.
Boa sorte, e sejam felizes nesta nova vida a dois!