Em entrevista ao Programa Cartão de Visita, o presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP), Floriano Sá Neto, anunciou o lançamento da Reforma Tributária Solidária, uma proposta de remodelação completa do modelo tributário nacional.
Floriano Sá Neto nos estúdios do Cartão de Visita |
Crédito: Karina Lajusticia |
Na opinião do presidente da associação, a Reforma Tributária é o tema mais importante atualmente para o país. Por isso, a ANFIP e a Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) reuniram um grupo de 50 especialistas para a elaboração do projeto "Reforma Tributária Solidária, menos Desigualdade, mais Brasil".
"O sistema tributário Brasileiro é extremamente injusto nós temos uma tributação que avança muito sobre o consumo e muito pouco sobre as altas rendas. Um dos pilares básicos da nossa proposta é desonerar o consumo, com isso nós estaremos fazendo com que a economia reaja e com que as pessoas mais humildes possam consumir mais, pois os produtos serão mais baratos", declara Sá Neto.
Acadêmicos e membros das entidades darão detalhes do projeto em série de palestras que ocorre no próximo dia 15, durante o Fórum Social Mundial, em Salvador, Bahia. Em abril será lançado ainda um livro com as propostas que analisam todos os atuais tributos e propõem soluções.
A ANFIP e a Fenafisco vão levar esse projeto também à sociedade através das entidades organizadas e as pessoas poderão opinar nos sites das instituições. Segundo Sá Neto, "A ideia é colocar nesse ano eleitoral de 2018 a Reforma Tributária como algo importante para que o Brasil saia da crise e para que possamos diminuir essa enormidade de problemas que temos hoje no nosso país."
Durante a entrevista, o presidente da associação ainda comentou sobre a Reforma da Previdência e o papel da ANFIP na defesa dos interesses maiores da sociedade brasileira.
Acompanhado pela Diretoria Nacional Institucional, Floriano Sá Neto aproveitou também para conhecer a sede da emissora Record TV, em São Paulo.
Zacarias Pagnanelli, Lidiane Shayuri e Floriano Sá Neto |
Crédito: Karina Lajusticia |