Quem assistiu o Oscar 2017 viu acontecer a maior gafe da história do prêmio da Academia: ao anunciarem acategoria de melhor filme, os apresentadores trocaram os envelopes e revelaram o vencedor errado, ao invés de anunciarem o real vencedor, Moonlight: Sob a Luz do Luar, foi dito que o prêmio seria de La La Land - Cantando Estações.
O acontecido gerou, claro, a maior constrangimento, tanto que resultou no banimento dos auditores responsáveis pela confusão, Brian Cullinan e Martha Ruiz. Mas a PricewaterhouseCoopers, não satisfeita, agora resolveu promover outras mudanças para reforçar sua confiabilidade junto ao Academy Awards e à opinião pública em geral.
"Uma das coisas mais decepcionantes para mim foi todo o excelente trabalho realizado, não só no ano passado, como nos últimos 83 anos, em torno da precisão e da integridade da confidencialidade desse processo. E erramos na entrega do envelope", lamentou Tim Ryan, presidente e sócio sênior da sede norte-americana da empresa. Nessa condição, ele mesmo decidiu participar ativa e pessoalmente da operação. Em comunicado para a imprensa, ele anunciou outras cinco mudanças de protocolo.
Obviamente, dois novos auditores ficarão responsáveis pela entrega dos envelopes. São eles: Rick Rosas, que já exerceu a função durante 14 anos; e Kimberly Bourdon, da sede da companhia em Los Angeles. Além deles, posicionados em cada lado do Teatro Dolby, um terceiro funcionário da PwC assistirá à cerimônia da sala de controle dos produtores do Oscar. Sua missão será decorar a lista completa de vencedores e avisar os outros dois auditores caso algo de errado ocorra: "Pense nisso como uma medida de segurança", diz Ryan.
Tim Ryan (Foto: Reprodução)
O Oscar 2018 também contará com um novo procedimento de entrega de envelopes, mais cauteloso. O auditor que passar o envelope e a celebridade responsável por apresentar o prêmio terão de se certificar se a ficha corresponde à categoria certa — motivo da gafe histórica envolvendo La La Land e Moonlight. Além disso, os três auditores que participarão da cerimônia farão ensaios prevendo erros como do ano passado. "Como todos sabemos, demorou muito tempo para reagir ao erro que cometemos", disse Ryan, tratando isso como uma prática formal dos "E se...".
A sexta e mais importante mudança é um mal moderno, e que já havia sido anunciada: todos os funcionários da PwC presentes na cerimônia — inclusive aqueles responsáveis pela contabilidade e tributação do evento — serão proibidos de usar seus celulares e usar as redes sociais de qualquer outra forma durante o Oscar 2018. "Nosso único foco estará voltado para a cerimônia e em entregar os envelopes corretos", concluiu Ryan.
A cerimônia do 90º Academy Awards acontece na noite de 4 de março.