Exposição excessiva ao sol prejudica visão em médio e longo prazo
A estação mais quente do ano está se aproximando e o cuidado com os olhos deve ser redobrado. Nesta época é comum surtos de conjuntivite e outras infecções oculares, devido à alta temperatura e exposição ao sol. A estimativa da Organização Mundial de Saúde é que o descuido com os olhos pode levar 225 milhões de pessoas em todo o mundo a terem baixa visão até 2020.
“Essas doenças típicas de verão podem ser prevenidas com cuidados específicos, como o uso de colírios lubrificantes. Os olhos são parte importante do nosso corpo”, reforça Dr. Vitor Samadello, oftalmologista e sócio da clínica HCJ Especialidades.
Neste período, os olhos precisam de lubrificação constante para que não haja desconfortos e ressecamentos. As pessoas também devem evitar coçar os olhos, uma vez que as mãos podem estar sujas e piorar o incômodo, causando até lesões na superfície ocular.
Outra indicação do médico é saber escolher óculos escuros. As lentes de má qualidade não possuem filtro anti-UV e, assim, não protegem os olhos. “Isso pode provocar distorções e, consequentemente, cansaço e dores oculares, além de dores de cabeça”, finaliza.
Dicas para cuidar bem dos olhos no verão:
· Evitar usar maquiagem para que os produtos não irritem os olhos ao entrar na água doce ou salgada;
· Não passar filtro solar na região dos olhos;
· Usar óculos de sol adequados e mesmo que o dia esteja nublado;
· Usar bonés e chapéus para proteger todo o rosto;
· Procurar um especialista para indicar o colírio lubrificante.