A reforma trabalhista foi tema da entrevista do Cartão de Visita gravado nesta terça-feira (28), na Record News. Débora Santilli recebeu o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15 ª Região, desembargador Fernando da Silva Borges.
O TRT15, com sede em Campinas, abrange 599 municípios com exceção da capital e Baixada Santista e é composto por 153 Varas e 10 postos avançados.
O desembargador falou sobre os impactos da nova lei, as mudanças nos contratos e questões relacionadas a contribuição sindical.
— Houve uma inversão na questão das reformas, teria que haver necessariamente uma reforma sindical antes da reforma trabalhista. Um dos princípios da trabalhista é a negociação, onde quem negocia não é o empregado diretamente com o empregador e sim os sindicatos, pois são eles que representam as categorias, e para isso precisamos de sindicatos fortes e representativos.
Borges, comentou que na semana que antecedeu a vigência da nova lei, a 15ª Região recebeu mais de 27 mil ações devido a insegurança gerada com a reforma, um aumento expressivo comparado a média de 5 a 6 mil ações distribuídas semanalmente.
Recebido pela assessoria executiva institucional da Record TV, o presidente do TRT15 esteve nos bastidores do Legendários e conheceu o apresentador, Marcos Mion.
Des. Fernando da Silva Borges e o apresentador Marcos Mion |
Karina Lajusticia |