Colunistas - Bem Estar e Saúde

NOVEMBRO AZUL: AUMENTA A PREOCUPAÇÃO DOS HOMENS COM A SAÚDE E ESTÉTICA

22 de Novembro de 2017
 

No mês de novembro, a campanha internacional Novembro Azul chama atenção para a prevenção ao câncer de próstata. Segundo dados do Ministério da Saúde, 14.484 homens morreram em decorrência da doença no país em 2015. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os brasileiros, e os exercícios físicos podem ser grandes aliados na prevenção e no enfrentamento à doença.

Preventivamente, a prática combate o sedentarismo e a obesidade, que contribuem para a formação de radicais livres, que estão relacionados a enfermidades como câncer, Mal de Parkison e Alzheimer, modificação das atividades de enzimas carcinogênicas, dentre outros.  De acordo com Marcos Viotti, professor de musculação, em casos de tratamento depois do diagnóstico, há estudos que comprovam melhora na qualidade de vida e função sexual dos pacientes. “Os exercícios auxiliam na manutenção da força muscular e minimizam a sua perda durante o tratamento, fato fundamental para o controle da fadiga do paciente, comum durante o tratamento de câncer. A atividade promove aumento do consumo da glicose, diminuindo os níveis desta e de insulina circulantes, o que reduz a oferta de substratos às células tumorais”, destaca.

Mas engana-se quem pensa que essa é a única preocupação masculina. Segundo a Dra. Caroline Frota, dermatologista e especialista em medicina ortomolecular, 30 % dos seus pacientes são homens e esse número não para de aumentar. “Percebemos um bom aumento no número de pacientes homens. Eles nos procuram em busca de tratamentos para andropausa e reposição de testosterona, além de tratamentos para queda de cabelo” – diz a Dra. Caroline Frota.

Para os dermatologistas Betina Stefanello, Daniel Coimbra e Marcella Alves, a percepção é a mesma.  “O número de pacientes homens vem crescendo a cada ano. Hoje de 20% dos pacientes que entram no meu consultório hoje são homens preocupados com a aparência”, comenta o Dr. Daniel Coimbra.

Por lá os procedimentos preferidos da ala masculina mais vaidosa envolvem os cuidados com a barba, as pálpebras e as bolsas de gordura sob os olhos.“Tratamentos minimamente invasivos com resultados imediatos, em minha opinião, são os maiores atrativo para os homens. Em geral, eles preferem procedimentos feitos no consultório, com resultados mais naturais e poucas horas de afastamento da rotina de trabalho e social. Acredito que os avanços tecnológicos ainda devem ampliar essas vantagens nos próximos anos e levar mais interessados aos consultórios dermatológicos”, vislumbra o dermatologista.

 

Comentários
Assista ao vídeo