O 72° Congresso Brasileiro de Cardiologia - SBC 2017 foi um marco na história da Sociedade Brasileira de Cardiologia ao atingir o maior público de sua história com mais de 8 mil congressistas. O evento chegou a São Paulo pela décima vez e reuniu lideranças cardiológicas do Brasil, dos Estados Unidos, da Europa, da América Latina e até do Oriente Médio.
“Somos a segunda maior sociedade de cardiologia do mundo e fazemos o quarto maior congresso, somente atrás dos congressos do Colégio Americano de Cardiologia, da Associação Americana do Coração e da Sociedade Europeia de Cardiologia. O SBC 2017, em São Paulo, foi inovador e grandioso”, resume do presidente da SBC, Marcus Bolívar Malachias.
A presidente do SBC 2017, Amanda Sousa, lembrou que inovação e vanguarda sempre estiveram associadas à cidade de São Paulo. “O SBC 2017 foi o enfeixamento das atividades científicas cardiológicas, um resumo de todas as novidades que foram apresentadas ao longo do ano e debatidas nos três dias de evento”, concluiu Amanda Sousa.
Para o diretor científico da SBC, Raul Dias dos Santos, que integra a Comissão Executiva do Congresso, foram 18 meses de intensos trabalhos. “A fortaleza da SBC está na sua heterogeneidade com excelentes especialistas em todo o Brasil. Buscamos uma programação de altíssimo nível científico, que contemplasse essa diversidade”, completou Raul Dias.
O presidente da AMB, Lincoln Lopes Ferreira, que participou da cerimônia de abertura do SBC 2017, afirmou que a Medicina brasileira está diante de grandes desafios. “A saúde enfrenta enormes problemas. É fundamental que estejamos juntos para buscar uma medicina e saúde cidadãs”, completou.
O Congresso, com stands modernos e adequados ao retrato do avanço da Medicina, propiciou o convívio e o diálogo entre os profissionais.
As Doutoras Patricia Fernandes e Valéria Calente, advogadas e membros da Comissão de Direito Médico da OAB/SP, além de jornalistas e colunistas no Portal Cartão de Visita, estiveram presentes prestigiando o evento e estreitando laços entre Medicina e Direito.
(Fotos do Congresso e textos: JOSE ROBERTO LUCHETTI
DOCPRESS COMUNICAÇÃO)