Dr. Rodrigo Emming explica a importância sobre o acompanhamento ideal de um
fisioterapeuta na área esportiva.
Crefito: 90.710-F
Rua Iquiririm 570- Butanta
Instagram: rodrigo_fisioterapia
11 98515-4147
A fisioterapia esportiva é uma prática da medicina do esporte que identifica, trata e recupera as lesões causadas pelo exercício físico. Devido ao elevado número de indivíduos que praticam atividades físicas na atualidade, os benefícios que elas proporcionam e o ascendente mercado de trabalho, constitui-se como uma especialidade promissora.
"É importante lembrar que a atuação profissional é voltada tanto para os atletas, quanto para as pessoas que praticam esportes regularmente." Explica Rodrigo.
É uma área da fisioterapia focada na recuperação de atletas e de praticantes de exercícios físicos. O objetivo é prevenir, tratar e manter ou melhorar a performance do atleta, de acordo com os gestos esportivos praticados.
Além disso, o intuito do fisioterapeuta é proporcionar retorno do indivíduo ao esporte em curto prazo. Por meio do diagnóstico cinético funcional e dos exames pertinentes ao caso clínico do paciente, é possível instituir técnicas específicos e acompanhar a evolução do tratamento.
Resumidamente, o fisioterapeuta esportivo:
* prepara os atletas para competições;
* previne lesões e dores em pessoas que praticam atividades físicas;
* recupera as contusões ocasionadas pelo esporte.
* Melhora a performance das cadeias musculares.
|
Rogério Garbin, professor da Equipe Garbin Brazilian Jiu-Jitsu
Faixa preta 4º grau do Mestre Jorge Pereira, faz acompanhamento semanal, como método de prevenção.
|
|
Tatiana Amado, atleta IFBB. Realizou trabalhos de reequilíbrios musculares pelo método FMF para melhora da performance direcionada. Participou do Mr. Olympia em Las Vegas. |
|
Mariano Cirello, ciclista. Realiza acompanhamento uma vez por semana objetivando prevenção e melhora da perfirmance músculo-articular, Na foto em Dolomitas, na Itália, com percurso de 650km, para qual se preparou. |