NOVA YORK - Hoje, o Museu e Memorial Nacional do 11 de Setembro promove o 16º ano do 9/11, em homenagem às vítimas do ataque.
Alguns fatos sobre o maior ataque que aconteceu em Nova York.
Memorial 911 em Nova York (Foto: Reuters Sara K Schwitek)
Torres Gêmes após serem atingidas em Nova York 11 de Setembro de 2001 (Foto: Marty Lederhandler) |
Dezessete homens sequestraram quatro aviões comerciais nos EUA, com combustível para os destinos da costa oeste. Um total de 2977 pessoas morreram em Nova York, Washington, DC e na Pensilvânia.
Torres Gêmes vistas pelo Brooklyn (Don Emmert - Getty Images) |
Local próximo as Torres (Foto: Shawn Baldwin) |
Nos prédios e ao redor do World Trade Center (WTC), em Manhattan, 2753 pessoas morreram, quando o voo 11 da American Airlines e o vôo 175 da United Airlines atingiram as torres norte e sul ou em decorrência do colapso.
Daqueles que tentaram salvar vidas e morreram durante os ataques iniciais e os colapsos das torres, 343 eram bombeiros da cidade de Nova York, 23 eram policiais da cidade de Nova York e 37 eram oficiais Portuários.
O Museu e Memorial Nacional do 9/11 fica na Rua Greenwich número 180, em Manhattan. Foi inaugurado dia 11 de setembro de 2011 e fica aberto segunda a domingo das 9 AM - 6PM. Os arquitetos são Michael Arad, Peter Walker e Daniel Libeskind.
É muita emoção, as lágrimas virão ... mas a visita é recomendada.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sobre o autor
Leonardo Reis é formado em Letras no Brasil, Jornalismo em Nova York, com Mestrado em Linguistica na Inglaterra. Reside em Nova York, onde trabalha como Professor Universitário e Jornalista Correspondente.