Estresse: 6 passos para enfrentar o estresse antes que ele destrua a sua vida
O estresse faz parte da vida e em doses adequadas é útil e positivo. No entanto nos últimos tempos o stress tem se elevado mundialmente e no Brasil temos convivido com níveis elevados de stress. Isto é muito preocupante pois em níveis elevados o estresse pode provocar sérios na vida profissional, na vida familiar, na esfera social e na saúde, podendo levar até à morte!
Um estudo realizado nos EUA pela HARVARD BUSINESS SCHOOL aponta que 80 % das consultas médicas nos últimos anos têm vínculo com o stress. Pesquisas revelam que ele está associado ao desenvolvimento de uma série de doenças como o câncer, depressão, diabetes, hipertensão e infartos.
Cerca de 70% dos brasileiros ativos no mercado de trabalho sofrem sequelas do nível de stress elevado e os prejuízos diretos e indiretos, inclusive decorrentes de adoecimento físico e emocional, são cada vez maiores.
Uma das formas de você saber se o stress já passou da conta e atingiu patamares elevados é por meio da observação dos sintomas e sinais físicos e psicológicos. Conheça alguns deles:
? irritabilidade excessiva sem motivo aparente
? problemas de memória
? pensamentos em torno do mesmo assunto
? baixa criatividade: dificuldades para ter ideias novas
? diminuição ou perda do apetite sexual
? dificuldades para se concentrar
? falta de interesse e motivação
? perda de prazer e tendência ao isolamento
? problemas gastrointestinais, de pele e queda de cabelo
? dores e tensão muscular
? mal estar generalizado
? cansaço constante, mesmo após “descansar”
? problemas de sono
? adoecimento frequente – queda da imunidade
Além de ficar atento aos seus sinais e sintomas para tomar ações que interrompam o processo, é fundamental que você identifique o que tem gerado stress na sua vida, pois se temos consciência do que nos afeta podemos fazer algo a respeito.
Estes 6 PASSOS irão ajudá-lo a enfrentar melhor os problemas, não importa o que você esteja vivendo na sua vida hoje. Você pode fazer uma tabela ou planilha para te ajudar.
1. IDENTIFIQUE: o que te estressa? Liste tudo que tem preocupado, aumentado a sua ansiedade, causado tensão, nervosismo ou irritação nos últimos tempos.
2. REFLITA: como você tem reagido e lidado com cada item?
3. AVALIE: quanto as suas ações e reações (concretas ou subjetivas) têm contribuído REALMENTE para resolver o problema ou diminuir o seu nível de stress?
4. FAÇA UM BRAINSTORMING: Reflita e procure descobrir alternativas e possibilidades para lidar com o que está acontecendo de uma forma diferente e mais eficiente!
5. TESTE E FAÇA DIFERENTE: coloque em prática as principais ações que você listou e analise os efeitos e resultados. Lembre-se: se você quer um resultado diferente, precisa fazer algo diferente!
6. FORME TIMES: identifique quem são as pessoas que podem te ajudar a superar cada dificuldade ou desafio listado no item 1. Suporte e apoio fazem uma enorme diferença!
Mesmo que você descubra que não pode ter ações diretas sobre as situações, existe algo que está ao seu alcance: mudar a forma de encarar e enxergar a questão! Alguns desafios da vida podem ser difíceis, mas também são grandes oportunidades de aprendizado e crescimento.
Ampliar a autoconsciência, mudar o seu estilo de vida e se cuidar física e emocionalmente são aspectos que também agregam para que você consiga enfrentar e superar os desafios da vida de uma forma mais saudável e equilibrada.
Autoria: Rosalina Moura
A psicóloga Rosalina Moura é especialista em gerenciamento do stress e coach de bem-estar e saúde, com certificações nacionais e internacionais. Foi coordenadora da área de psicologia do IOT do Hospital das Clínicas de São Paulo por 10 anos. Desenvolveu programas e metodologias para o gerenciamento do stress e em 2001 ela criou a RUMO, que hoje tem como foco principal de atuação o desenvolvimento de programas de Prevenção e Gerenciamento do Stress para pessoas e empresas. É autora de capítulos de livros e colaboradora em programas de Rádio e TV.
www.rumosaudavel.com.br |