Colaboradores - Lica Gimenes

Wine Spectator elege sete restaurantes brasileiros com as melhores adegas do mundo

19 de Julho de 2017

A consagrada revista norte-americana especializada em vinhos Wine Spectator revelou os ganhadores da edição 2017 do prêmio Best of Award of Excellence, que avaliou mais de três mil restaurantes em todo o mundo. Sete restaurantes brasileiros estão na lista, dentre eles o Durski (Curitiba), primeiro restaurante do chef Junior Durski, presidente da rede de restaurantes Madero. Os outros indicados foram: A Figueira Rubaiyat e Rubaiyat (São Paulo), Olivetto Restaurante e Enoteca (Campinas-SP), Bah Restaurante (Porto Alegre-RS), Laguiole (Rio de Janeiro) e Primrose (Gramado-RS) – que disputaram as categorias Award of Excellence, Best of Award of Excellence e o Grand Award.

Junior Durski - foto - Nilo Biazzetto

Foi baseado na adega do restaurante Durski que o chef inspirou-se para criar a carta de vinhos do Madero. A carta de vinhos do Madero do RibeirãoShopping, localizado em Ribeirão Preto, é uma versão reduzida da premiada e oferece uma seleção de altíssima qualidade para todos os gostos. “Sou um apaixonado por vinhos e estar na seleção da Wine Spectator é o resultado de muito trabalho e da busca constante pelo melhor. Ano passado reformulamos a carta, trouxemos novos rótulos e safras, e o resultado veio”, comemora Junior Durski.

Sobre a Adega do Durski

Chef Junior Durski na premiada adega de seu restaurante 
foto: Nilo Biazzetto 
 

A adega do restaurante Durski tem mais 2.500 rótulos, 100 safras diferentes, de 27 países, sendo a mais antiga de 1780. Foi concebida pelo chef Junior Durski em 2006 e está sob o comando do sommelier Addison Dupczac. Já conquistou os prêmios de “Melhor do Brasil” pelo Guia 4 Rodas, “Melhores do Ano” pela revista Prazeres da Mesa e “Melhor Adega de Curitiba” pelo jornal Gazeta do Povo. Compartilhada pelos restaurantes Madero Prime Steakhouse e Durski, a adega é climatizada e dividida em três ambientes: uma para vinhos de maior rotatividade, outra para os estoques das marcas com maiores quantidades e a adega blindada, que abriga os vinhos de longa guarda. Um dos destaques é o celebrado Romanée Conti, da safra de 1967, o Château Haut-Brion de 1934 e o famoso Château d´Yquem, melhor vinho branco doce do mundo, presente na adega com 76 safras.

Comentários
Assista ao vídeo