Por: Julia Contarelli
Nunca fiz faculdade no Brasil, nem morei em uma república, mas tenho certeza que os universitários aqui nos Estados Unidos vivem em outra realidade, eles vivem no luxo e nem sabem.
Condomínios de apartamentos só para universitários é o que não falta. No meu primeiro dia no campus achei um Apartment guide, um livrinho com os 37 condomínios de casas e apartamentos mais próximos ao campus.
![]() |
Foto aerea do condomínio The Arc, cortesia do The arc. Um dos 37 apartamentos na rota do onibus da University of North Texas. |
Divulgação |
Esses não são simples apartamentinhos quarto-sala-cozinha. São mobiliados, com opção de carpete ou piso de madeira, cozinha de mármore, já com fogão, geladeira e microondas, piscina, hidro, cama de bronzeamento artificial, quadra de voley de areia, parque para cachorros. Puro mimo. No estacionamento: Camaro, Mustang, Dodge Charger, New Beetle, Mini Cooper...
Tudo isso parece lindo e maravilhoso mas super caro, mas a realidade para esses universitários é bem diferente. TODOS os americanos que eu conheci aqui recebem Financial Aid ou FAFSA, planos de empréstimo para estudantes pelo governo.
![]() |
Foto cortesia do condomínio Forum at Denton. Um dos 37 condomínios próximos ao campus da University of North Texas. |
Divulgação |
O setor de Financial Aid/ FAFSA da faculdade calcula quantas aulas o aluno terá em certo semestre, adiciona os custos dos livros e outras despesas curriculares e simplesmente deposita esse dinheiro na conta do aluno. No Texas o valor recebido pode variar de US$ 3 mil a US$ 60 mil e cada aluno tem diferentes prazos para pagar esse empréstimo, todos começando dois anos depois do término da faculdade.
Muitos alunos usam esse dinheiro para pagar a faculdade assim que recebem, ou em viagens ou até nos bares ao redor do campus. A maioria usa parte desse dinheiro para pagar o aluguel mensal de onde moram.
Olho ao meu redor aqui e praticamente todos os americanos da minha idade trabalham, todos recebem Financial Aid e todos moram em apartamentos muito luxuosos e com carros que eu sonho em ter um dia.
Este estilo de vida fácil deles me dá uma inveja absurda, mas o que acontece quando o aluno se forma e tem que pagar os empréstimos? Depois de formados ele tem um diploma, um simples pedaço de papel e anos de trabalho somente para pagar as dívidas. Como fica a vida luxuosa deles?