Com a queda nas temperaturas, não é só o guarda-roupa que devemos adaptar para enfrentar o frio. A pele também exige cuidados especiais, já que é nesta época que ela fica mais ressecada e sensível a algumas doenças.
Os primeiros sintomas são a descamação e as rachaduras. Ambientes abertos e com vento podem agravar o quadro, levando as pessoas a sofrer também com coceira e até ardência. A solução é simples: abusar da hidratação.
“É preciso fazer uso de hidratantes diariamente. Também é importante não lavar o rosto com água muito quente, porque isso vai ressecar a pele ainda mais”, explica a dermatologista Joana Tebar Figueira.
Apesar do sol parecer inofensivo, é imprescindível utilizar protetor solar também nas estações mais frias. Mesmo com o clima frio, as radiações ultravioletas continuam capazes de danificar a pele.
Na hora do banho, a recomendação é para se usar sabonetes mais hidratantes e suaves, e moderar a utilização da bucha. “Só esfregue a bucha em locais de pele mais espessa, como os pés. Isso vai evitar que a pele perca o revestimento natural de proteção, tornando-se sem brilho e seca”, justifica Joana.
Os cuidados não são apenas com a beleza. Nesta época, problemas como psoríase, dermatite atópica e dermatites em geral podem se agravar.
Confira alguns cuidados essenciais para manter a pele saudável no outono e no inverno:
- Beba bastante água, coma frutas e verduras
- Prefira banhos mornos
- Evite o uso excessivo de sabonete e da bucha
- Use e abuse do hidratante
- Inclua a máscara hidratante na sua rotina de beleza
- Use cremes calmantes
- Não esqueça do protetor solar