Nesta época do ano, de baixas temperaturas, fazem com que os condutores tenham maior cuidado com os carros, já que os veículos causam muitos problemas no momento da partida.
Com a tecnologia da injeção eletrônica, os problemas tornaram-se mais simples, porém, os cuidados com o veículo devem ser mantidos. “O carro tem uma temperatura ideal de funcionamento que só é alcançada após o acionamento do eletroventilador do radiador. Por isso, no frio, essa temperatura está muito abaixo do normal quando o carro permanece parado”, explica Edson Bulhões, professor de mecânica automotiva do Senai de Vitória, no Espírito Santo.
Em tempos frios, é importante esperar um pouco até que o carro esquente o motor. O ideal é colocar a chave de ignição e virar até que o painel acenda. Espere por três segundos, e então acione o motor. O cuidado está em não sobrecarregar o sistema elétrico. O recomendável é ligar o carro primeiramente para depois ligar os sistemas elétricos como o farol, aquecedor e ar-condicionado, se forem necessário.
É relevante lembrar que o motor, câmbio, transmissão, suspensão e freios demoram mais para atingir a temperatura ideal de funcionamento, e por isso não se deve forçar muito o seu carro, pois irá ter outros tipos de problemas.