Viver - Saúde

Contraceptivos de longa duração ganham espaço entre mulheres jovens

22 de Julho de 2013

Embora haja diversos tipos de contraceptivos, é crescente a busca por métodos de longa duração, principalmente por mulheres que não planejam engravidar nos próximos anos ou que não desejam ter filhos, porém não querem se submeter a processos irreversíveis.

Segundo o Dr. José Bento, ginecologista e obstetra dos hospitais Albert Einstein e São Luís, a procura por este tipo de contracepção aumentou inclusive entre as mulheres bastante jovens, na faixa dos 18 anos. “É um movimento interessante, mulheres cada vez mais novas estão procurando contraceptivos de longa duração, não só para prevenir gravidez, mas para minimizar outros problemas”, comenta o especialista.

De acordo com o médico, os métodos de longa duração podem ser uma alternativa para aquelas mulheres que se esquecem de tomar a pílula diariamente. Além disso, esse tipo de método traz outros benefícios como diminuir sangramentos menstruais abundantes.

Atualmente, são considerados métodos de longa duração: DIU de cobre, SIU hormonal e implante subcutâneo. “O mais importante é sempre conversar com um médico para saber qual o contraceptivo mais indicado para cada mulher”, conclui o Dr. José Bento.
É importante lembrar que os métodos de longa duração não previnem as doenças sexualmente transmissíveis.

SIU Hormonal

O sistema intrauterino (SIU) hormonal (Mirena®, da Bayer HealthCare Pharmaceuticals) é similar ao DIU de cobre apenas em seu formato. Ao invés do revestimento metálico, o SIU hormonal é feito de material plástico e possui um dispositivo que contém 52 mg do hormônio levonorgestrel. Este hormônio sintético é liberado em pequenas doses ao longo de cinco anos diretamente na região uterina. Além da alta eficácia, existe a vantagem da praticidade posológica e a menstruação tende a diminuir muito, podendo até desaparecer.

Implante subcutâneo

O implante subcutâneo é um microbastão de hormônio sintético similar à progesterona, que deve ser implantado no antebraço com anestesia local através de uma microcirurgia. Este hormônio age na inibição da ovulação, impedindo a gravidez e pode durar até 3 anos.
DIU de Cobre

É uma pequena peça de plástico que é inserida no útero da mulher. O dispositivo intrauterino de cobre tem efeito espermicida, destruindo os espermatozoides e, por meio da ação dos fios de cobre, impedindo que eles cheguem a ser fecundados. Dependendo do modelo dura de 3 a 10 anos.

Sobre Mirena
MIRENA® é um sistema intrauterino (SIU) com liberação do hormônio levonorgestrel, cuja taxa inicial de liberação é de 20 mcg/24 horas. Ao ser colocado dentro do útero, libera hormônio para a contracepção e prevenção do aumento anormal do endométrio (camada interna do útero), durante a terapia de reposição com estrogênios na menopausa, e para o tratamento de alguns tipos de sangramento uterino. Em todas as indicações deve necessariamente ser prescrito, inserido e acompanhado por médico.
 

Comentários
Assista ao vídeo