Ribeirão Preto term o primeiro sistema de grande porte capaz de gerar energia elétrica através da radiação solar.
O Memorial Parque dos Girassóis inaugurou no dia 4 de abril um sistema de energia solar fotovoltaico, que gera energia limpa e traz benefícios significativos ao meio ambiente e também ao consumidor. O evento de inauguração contou com a presença do cineasta Fernando Meirelles, um dos sócios do empreendimento.
Cineasta Fernando Meirelles |
O sistema de energia solar do Memorial Parque dos Girassóis, resultado de um investimento privado, reúne 140 placas fotovoltaicas que possuem capacidade para produzir cerca de 70 mil KW/h por ano, evitando a emissão de aproximadamente 38 toneladas de CO2 (gás carbônico). Esse número equivale a 970 árvores plantadas ou 252 mil Km de rodagem de veículos por ano.
“A tecnologia solar é o que há de mais inovador, no momento, em termos de energias renováveis. O memorial será autossuficiente no consumo de energia elétrica e ainda injetará o excedente na rede. Estamos felizes em poder contribuir com a capacidade de renovação e com a redução das emissões de gases do efeito estufa”, destaca Mauricio Ferreira Mendonça, sócio gestor do Memorial Parque dos Girassóis
Sobre o Memorial Parque dos Girassóis
Equipe Memorial Parque dos Girassóis |
O Memorial Parque dos Girassóis é o maior cemitério de Ribeirão Preto, com 242 mil m² de área total e 100 mil m² de reserva ambiental. O local, com capacidade para 40 mil jazigos subterrâneos, possui três salas de velório, capela ecumênica, cafeteria, estacionamento para 300 carros e segurança particular 24 horas.