Business -

1º Semestre de 2013 registra 885 pedidos de falência de empresas no Brasil

15 de Julho de 2013

De janeiro a junho desse ano, 885 empresas pediram falência em todo o país, segundo dados divulgados pela Serasa. Entre os pedidos feitos no primeiro semestre de 2013, 528 foram feitos por micro e pequenas empresas, 226 por companhias médias e 131 grandes. O número de recuperações judiciais requeridas também teve expressivo aumento, com 460 no primeiro semestre – alta de 16,5% em relação ao mesmo período de 2012, em que ocorreram 395 pedidos.

De acordo com o advogado e consultor de empresas Artur Lopes, da Artur Lopes & Associados, a situação atual da economia brasileira merece a atenção dos gestores e estrategistas das corporativos. Segundo ele, a economia retraída gera conjunturas desfavoráveis que afetam, de modo direto e indireto, a gerência de milhares de empresas, ameaçando a sua sobrevivência e sua gestão. “Estatísticas atualizadas mostram que de cada 100 empresas abertas, apenas 73 delas estarão em funcionameto no primeiro ano e, ao final do quinto ano, somente 38 continuarão em atividade. Trata-se de um índice de mortalidade empresarial muito elevado”, analisa.


Muito embora a situação esteja melhorando, as estatísticas ainda são duras e os números mostram um cenário difícil para o empresário brasileiro. “Manter um negócio funcionando e prosperando ainda é um enorme desafio”, diz Lopes, também especialista em gerenciamento de crise. “Para evitar o pedido de falência, o ideal é concretizar um processo de reestruturação geral, com a elaboração de um plano com o histórico da crise, o diagnóstico da empresa e as possíveis soluções para a recuperação”, afirma.
Artur Lopes é especialista em gestão de crises organizacionais e está disponível para entrevistas sobre o tema.

 

Comentários
Assista ao vídeo