Quem nunca pensou duas vezes antes de tomar um sorvete ou beber água bem gelada por causa da
hipersensibilidade dentinária?
O problema comum que afeta mais de 50% da população, é causado pelo desgaste do esmalte que cobre o dente deixando a dentina exposta. Todos temos sensibilidade nos dentes, uns mais outros menos. Bebidas alcoólicas e alimentos muito quentes, doces ou ácidos podem desencadear esse processo. Segundo o dr. Gil Puglisi, dentista formado há mais de 40 anos, nota-se que no inverno, a sensibilidade aumenta, período que mais incomoda as pessoas que sofrem desse mal.
A boa notícia é que agora é possível eliminar totalmente a sensibilidade com o uso do laser de alta potência. No mercado há vários tratamentos que amenizam a sensibilidade, mas o dr. garante que o melhor é eliminar definitivamente o problema e o laser, é capaz disso.
Ao contrário do que se pensa, o tratamento é totalmente indolor. Isso porque a luz emitida pelo equipamento é extremamente precisa - a exemplo disso é possível cortar uma casca de um ovo sem atingir a película que recobre a camada da clara-, por esse motivo, é possível fechar os canalículos da dentina sem atingir a parte interna, ou seja, sem nenhuma dor.
O tratamento para ficar livre da sensibilidade e voltar a ter vida normal é feito no consultório do dentista com algumas sessões de 5 a 10 minutos.