“Aqui não há barreiras para comer bem”, diz o slogan da La Inclusiva, lanchonete localizada em Santiago, no Chile. Além de servir bonitos lanches e refeições, o local se destaca por outro aspecto: o compromisso com servir bem a todos que entrarem lá.
A lanchonete foi criada por Juan Munizaga, que contraiu meningite quando tinha dois anos e perdeu 100% da audição do ouvido esquerdo, além de ter o direito comprometido. Ele diz ter se sentido discriminado em diversos momentos da vida, inclusive depois de se formar no curso de gastronomia e não conseguir emprego.
Na La Inclusiva, o cardápio possui linguagem braille e a equipe é capacitada para se comunicar com os clientes usando linguagem de sinais. Também tem rampa de acesso para pessoas que usam cadeiras de rodas, aceita a presença de cães-guia e oferece trabalho para pessoas com deficiência.
Juan pretende oferecer novidades em breve, como um cardápio interativo que atenda pessoas com autismo, esquizofrenia ou síndrome de down, por exemplo. Fernando Valencia, que trabalha no local, conta que é enriquecedor ver pessoas com ou sem deficiências visitando a lanchonete, especialmente crianças, que veem em Juan um exemplo de que é possível chegar lá.