Tsuneko Sasamoto é uma renomada fotógrafa japonesa que nasceu em 1 de setembro de 1914, ou seja, ela tem 102 anos de idade! Considerada a primeira fotojornalista do país, ela começou a fotografar aos 25 anos e precisou romper diversos tabus sociais para seguir a carreira.
“Quando eu era jovem, geralmente me falavam ‘você é só uma mulher, como você pode pensar em ser uma fotógrafa?’ Mas depois vi a fotografia de Margaret Bourke White e soube que poderia ser como ela algum dia”, contou a fotógrafa ao Artscape Japan.
Com quase 80 anos de profissão, Tsuneko registrou momentos históricos e políticos, documentou o Japão pré e pós-guerra e sempre amou fotografar a força e as conquistas das mulheres japonesas.
“Até depois da Segunda Guerra Mundial, as mulheres japonesas encararam discriminação e não tinham poder. Elas não tinham o direto de votar, e eram tratadas como crianças. Mas, ainda assim, havia mulheres que tinham empregos e estavam criando famílias. Eu tenho tanto respeito por elas e retratá-las se tornou uma obsessão”, contou Sasamoto à NHK World.
Atualmente, mesmo após quebrar as duas pernas e a mão esquerda em 2014, ela continua a fotografar.
Seu mais recente projeto, “Hana Akari” (Brilho das flores), é uma homenagem a seus amigos falecidos. “A meu modo, eu acredito que o homem e as flores estão profundamente correlacionados … Quando penso nos meus queridos amigos, quero relacionar cada um deles com flores e deixar que as flores entreguem meu apreço e impressão …”, disse ao site de notícias japonês NHK Online.