Business -

África a espera de investimentos brasileiros

10 de Julho de 2013

O continente africano tem perspectiva de crescimento anual de 6% nos próximos seis anos e um volume de negócios que representa o 4º maior mercado de exportação para produtos brasileiros. A África está entre 11 das 20 economias que mais cresce no mundo e sua trajetória é vertical e está propensa a crescer nas próximas décadas. A previsão é de que algumas nações Africanas continuarão crescendo acima da média mundial, e representarão sete das dez economias mundiais com maior crescimento, com uma população excedendo 10 milhões entre 2011-2015, segundo relatório feito pelo FMI – Fundo Monetário Mundial em 2012. Eduardo Sampaio, presidente da FTI Consulting Brasil e conhecedor do ambiente de negócios e da realidade daqueles países, conta que o Brasil tem marcado sua presença em setores de extrema importância para o desenvolvimento econômico e social da região, como construção, mineração, petróleo e gás. 

Ele ainda acrescenta que apesar do volume de investimentos diretos brasileiros na África serem baixos em comparação com a China e Portugal, as empresas brasileiras podem aumentar seu capital e obter benefícios, porque o mercado africano possui poucas barreiras tarifárias e tem carência de produtos industrializados, conteúdo tecnológico e infraestrutura. Em 2012 os países que compõem o BRICs (Brasil, Russia, India, China e África do Sul) receberam Investimento Estrangeiro Direto (IED) de US$ 263 bilhões, sendo que 5% desse valor foram destinados para investimentos nos setores industrial e de serviços na África.

Segundo Sampaio, a China segue como o principal país investidor na África, mas que de uns tempos para cá vem enfrentando forte desgaste de imagem, provocada principalmente por um tipo de relação comercial que resulta em pouquíssimos benefícios para a população local. “O Brasil está sabendo aproveitar-se desse cenário e, com isso, vem ampliando seus espaços e aumentando seus investimentos”, revela. A previsão do FMI é de que algumas nações africanas crescerão acima da média mundial, e representarão sete das dez economias mundiais com maior crescimento. 

Ele ainda acrescenta que a FTI Consulting possui dois escritórios na África do Sul, e uma extensa network de colaboradores em outros países e colabora de forma positiva para o fortalecimento de seus negócios nos mercados onde estão atuando. “A FTI Consulting tem experiência em diferentes mercados africanos e isso lhe permite contribuir de forma decisiva para o sucesso dos negócios de empresas que já atuam ou têm interesse em atuar naquele continente a empresa pode agregar valor importante aos clientes brasileiros com operações em distintas partes da África,” acrescenta. 


FTI Consulting Inc. realiza pesquisa na África do Sul

Conforme pesquisa feita este ano pela FTI Consulting Inc. com sul africanos, o sucesso futuro das empresas que investem na região irá depender, em parte, da habilidade em trazer qualidade, ética, promover empregos e melhorias para as comunidades.
Na pesquisa, entre oito questões de governança corporativa, 88% das respostas foram para o item “anticorrupção e suborno” considerado como um fator “muito importante”. Dentre as estratégias para uma empresa progredir em território africano estão: produzir com qualidade e custo baixo, seguir regulamentações anticorrupção como a norte-americana FCPA - Foreign Corrupt Practices Act e a do Reino Unido, UK Bribery Act, preservando a boa governança. 

Quando perguntados sobre quais atributos as companhias estrangeiras precisariam possuir para ter sucesso, 87% escolheram "honestidade", que ficou acima de vantagens óbvias de mercado como "eficiência", "inovação" e "flexibilidade". Os africanos foram mais propensos do que respondentes de outros países como Austrália, Canadá, Alemanha, o Reino Unido e os Estados Unidos em dizer que a honestidade iria ajudar companhias de fora.

Sobre a FTI CONSULTING: A FTI Consulting, Inc. é uma empresa de consultoria de negócios global que se dedica a ajudar as organizações a proteger e ampliar o valor de suas empresas em um ambiente jurídico, regulatório e econômico cada vez mais complexo. Com mais de 3.800 funcionários espalhados em 24 países, os profissionais da FTI Consulting trabalham de perto com os clientes para prever, esclarecer e superar desafios comerciais, oferecendo serviços como consultoria técnica e investigativa em apoio a litígios, consultoria em fusões e aquisições, soluções tecnológicas, questões regulatórias, gestão de reputação e reestruturação de empresas. A empresa gerou US$1,56 bilhão em receita durante o exercício fiscal de 2011. Mais informações em www.fticonsulting.com

Comentários
Assista ao vídeo