Mary Tyler Moore |
Reprodução |
Uma das mais importantes atrizes norte-americanas morreu nesta quarta-feira (25), trata-se de Mary Tyler Moore, que nos deixa aos 80 anos. A informação foi confirmada pela sua agente Mara Buxbaum. “Hoje, a icônica e querida Mary Tyler Moore morreu aos 80 anos na companhia de amigos e de seu marido por 33 anos, Dr. S. Robert Levine”, diz a nota.
Mary é lembrada principalmente por seu papel na série The Dick Van Dyke Show (1961-1966) e por comandar uma sitcom que levava seu nome na década de 1970. Por seu trabalho na televisão, ela recebeu catorze indicações ao Emmy, levando prêmios em seis ocasiões. Também foi indicada nove vezes ao Globo de Ouro, vencendo três vezes, e recebeu uma indicação ao Oscar, em 1981, pelo filme Gente Como a Gente.
Na série The Dick Van Dyke Show, a atriz interpretava Laura Petrie, que seguia o padrão estabelecido para personagens femininos na época, o de uma mãe que não trabalhava fora e se dedicava a cuidar do marido e dos filhos. Já seu outro papel de destaque, Mary Richards, no The Mary Tyler Moore Show (1970-1977), quebrou os paradigmas e se tornou ícone feminista na época por ser uma mulher independente e que nunca havia se casado.