O judô é uma arte marcial, praticada como esporte de combate e fundada por Jigoro Kano em 1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.
Professora de judô Lilian Canassa Terada e Elleonora Pagnanelli |
Crédito: Marcela Cravo |
Na maioria das escolas hoje é comum, entre as crianças da primeira infância, a prática desse tipo de esporte, pois ajuda no desenvolvimento físico e disciplinar, além de incentivar o respeito ao próximo e a lidar com competitividade e a entender, como diz o velho jargão, “o importante é competir”.
O esporte estimula também a autoconfiança e a concentração e beneficia a parte física proporcionando maior coordenação, força e resistência.
Segundo estudo realizado pela Universidade de Tel Aviv (ISR) a prática de esportes pelo público infantil também resulta na diminuição da agressividade, principalmente para os meninos e hiperativos.
“Educação, respeito, equilíbrio, melhor uso da energia física e mental, amizade e prosperidade mútua são algumas de suas filosofias,” diz Amadeu Moura, gerente da seleção brasileira de judô.
Fonte: R7