O bom velhinho de barbas brancas e roupa vermelha que, na véspera do Natal, traz presentes para as crianças que foram obedientes e se comportaram bem durante o ano, habita o polo Norte e, com seu trenó, puxado por renas, traz a alegria para as famílias durante as festas natalinas.
Elleonora Pagnanelli e Papai Noel Alfredo |
Crédito: Karina Lajusticia |
O personagem foi inspirado em São Nicolau, arcebispo de Mira na Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro.
No século XX, a Coca-Cola lançou um comercial do Papai Noel com as vestes vermelhas. A imagem do homem gorducho de bochechas rosadas, alegre e de barba branca trajando um casaco vermelho com gola e punho de manga brancos, calças vermelhas e cinto e botas de couro preto, então se tornou popular nos EUA e Canadá.
A criançada se diverte nos shoppings da cidade durante o mês de dezembro e, muitas vezes, faz seu pedido pessoalmente ao Papai Noel. Muitos pais se aproveitam da ocasião para descobrir e preparar a surpresa aos pequenos que, com pura inocência, aguardam ansiosamente seu presente na árvore, na noite do dia 24.
Fonte: R7