O hábito é essencial para prevenir doenças respiratórias em todas as estações do ano
A higiene nasal é responsável por manter a limpeza, melhorar a hidratação e prevenir alergias e infecções. Ela auxilia o organismo na eliminação das impurezas que ficam retidas em nosso sistema respiratório e deve ser realizada diariamente, durante todas as estações do ano. Para conscientizar a população sobre a importância deste hábito, o Dr. Edgard Lion, selecionou os cinco principais benefícios da higienização nasal e alerta: quanto mais limpo estiver o nariz, melhor a qualidade do ar que chega aos pulmões e menor a probabilidade de doenças respiratórias.
Alergias
Cerca de 1/3 dos brasileiros possuem algum tipo de reação alérgica, segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia. Utilize a higiene nasal diária como aliada para minimizar os desconfortos causados por crises alérgicas.
Sensação de nariz seco e entupido
A higienização diária ajuda a aliviar a incomoda sensação de ressecamento e obstrução nasal - uma das principais reclamações nos consultório em relação às doenças das vias respiratórias.
Melhore a qualidade do seu sono
O hábito de realizar a lavagem com soluções salinas melhora a respiração, os sintomas da coriza, congestão nasal noturna, tosse e coceiras na garganta e, consequentemente, a qualidade de seu sono.
Previna-se de gripes e resfriados durante todo o ano
A higienização e hidratação nasal contribuem para o bom funcionamento do nosso sistema respiratório. Com isso, nossas defesas são mais eficientes e nos protegem de futuras doenças.
Alivie a otite, amigdalite e até a faringite
Quando nosso nariz fica obstruído, respiramos pela boca, o que provoca um ressecamento da mucosa oral e aumenta o risco de outras doenças como amidalite e faringite.
“A higienização nasal é recomenda para todas as idades, até três vezes ao dia, podendo alterar de acordo com o paciente. Deve ser realizada com solução salina – cloreto de sódio 0,9% – e traz um importante ganho para a saúde nasal do individuo a curto prazo”, explica o médico. Hoje, já existem no mercado versões da solução em gotas e spray que facilitam a aplicação.