Bob Dylan |
Reprodução |
A Instituição responsável pela escolha do Prêmio Nobel de Literatura, Academia Sueca, afirmou nesta quarta-feira (16), que Bob Dylan não vai comparecer a cerimônia de entrega da homenagem, no dia 10 de dezembro.
Em nota a instituição explicou: "A Academia Sueca recebeu ontem uma carta pessoal de Bob Dylan, na qual ele explicou que não terá disponibilidade para ir a Estocolmo em dezembro para receber o Prêmio Nobel de Literatura. Ele adoraria receber a homenagem pessoalmente, mas infelizmente outros compromissos tornaram isso impossível", anunciou a instituição.
O cantor e compositor americano, de 75 anos, foi agraciado com o Nobel de Literatura deste ano por criar "novas expressões poéticas dentro da grande tradição musical americana". Ainda não se sabe quem deverá receber o prêmio por Dylan, mas a Academia afirmou que em breve dará mais detalhes, e ressaltou ainda que respeita a decisão "incomum, mas não excepcional" do artista.
Outros vencedores do Nobel da Literatura faltaram em anos anteriores à cerimônia, por diversas razões: Doris Lessing, devido à idade avançada; Harold Pinter, porque estava hospitalizado; e Elfriede Jelinek, que sofre de fobia social. "O prêmio ainda é deles, como agora pertence a Bob Dylan", destacou a Academia.