Rainha da bateria da escola de samba União da Ilha no Rio de Janeiro, Bianca Leão disse que seguirá as dicas na avenida. (Foto: Vagner Souza)
Com a folia do carnaval chegando muita gente está cuidando do corpo para fazer bonito na avenida, ou nas praias. Outros pretendem seguir a maratona de blocos de rua, ou seguir trios elétricos por onde eles forem.
Mas para curtir a festa sem maiores problemas é extremamente importante que se tenha cuidados com a saúde antes e depois da curtição.
Depois da folia os cuidados devem ser redobrados, por conta do esforço feito por aqueles que aproveitam esse feriado. E as partes do corpo que mais sofrem com todo o desgaste gerado pelas festas, são os pés.
Uma sobrecarga mecânica acarreta danos muito desagradáveis e dolorosos aos que não cuidam dos pés de maneira adequada, que podem impedir a continuação da folia ou adiar o retorno às atividades diárias.
“É necessário usar meias adequadas, limpas e secas, para proteção da pele com relação ao calçado. Devemos manter os pés bem lavados e secos, especialmente entre os dedos, usar cremes hidratantes e ter as unhas aparadas para evitarmos inflamações no seu entorno”, indica o Dr. Marco Otani, ortopedista do Centro de Qualidade de Vida (CQV).
Outra medida para esses cuidados são compressas e banhos terapêuticos, que relaxam os músculos e os tecidos tensos, aumentando a circulação do sangue para o lugar tratado de maneira imediata, e aliviando dores causadas por espasmos, como cólicas e cãibras. “O uso terapêutico dessas antigas técnicas proporcionam melhoras rápidas, auxiliando ainda no combate de edemas e infecções”, diz Catharina Walzberg, autora do livro ‘Você pode ter saúde basta querer’ pela Barany Editora.
Colocar um tijolo nos pés da sua cama, deixando-a mais alta, favorece o retorno venoso e do sistema linfático, que proporciona uma diminuição do inchaço e uma sensação agradável de descanso no dia seguinte. “Uma dica para pessoas de meia idade, que vão ficar muito tempo em pé, é o uso de meias elásticas, aconselhadas por seu médico, o que fará com que evite o inchaço”, reforça Dr. Marco.
Abaixo, estão alguns exemplos terapêuticos do livro ‘Você pode ter saúde basta querer’, e receitas práticas para ajudar nos cuidados com os pés e com a circulação sanguínea:
- Escalda-pés alternado: Indicado no tratamento de pés frios crônicos e varizes, bem como em contusões e entorses após 48 horas; proporciona bom estímulo da circulação, por reeducar as artérias e veias a se dilatarem e contraírem alternadamente; útil para a eliminação de edemas; produz aquecimento geral do sangue, o que pode auxiliar no combate de infecções; proporciona alívio ao esforço do coração, por facilitar a circulação do sangue.
Encha um balde com água quente (39 a 40°C) e outro com água fria (15 a 19°C). Coloque os pés e as pernas na água quente por 3 a 4 minutos; em seguida, na água fria, por 1 minuto. Enquanto os pés estiverem na água fria, acrescente água fervente ao balde de água quente, para manter a temperatura inicial. Caso haja feridas expostas, convém usar chá de cavalinha ou carqueja para o banho quente, e medir cuidadosamente a temperatura, que nestes casos não deve passar de 38°C, para evitar queimaduras na pele sensível. Alterne 5 vezes, terminando com a aplicação fria. Mantenha repouso de 15 a 20 minutos.