O Príncipe Ottaviano de Medici, atual chefe da Casa Grão Ducal da Toscana, experimentou e aprovou o vinho tinto seco Arduino, produzido em Ituverava, interior de São Paulo. O nobre recebeu a bebida de presente das mãos do proprietário da Vinícola Marquese di Ivrea, Luis Roberto Di San Martino Lorenzato Di Ivrea, que está em viagem pela Itália.
O príncipe não economizou elogios e disse a Lorenzato: “Ótimo o seu vinho. Obrigada pelo presente”. Depois completou afirmando que ficava feliz por receber o único Sangiovese de tradição Medicea (dos Medicis) no Brasil com tanta qualidade.
Príncipe Don Ottaviano De' Medici da Toscana com vinho Arduino |
Tradição - Graças à grande efervescência cultural e econômica no final da Idade Média, a Toscana é uma das regiões com maior documentação disponível a respeito das tradições e costumes vinícolas. Berço do Renascimento, cidades autônomas como Firenze (Florença) e Siena eram centros culturais e de comércio, e muitas das exportações de vinhos eram negociadas nestas cidades.
A partir da sucessão de governos dos Medici, o plantio de uvas para a produção vinífera ganha em tamanho e importância na região, que antes era dominada pela cultura do trigo e das oliveiras. A região vê crescer em tamanho e importância o plantio de uvas para a produção vinífera a partir da sucessão de governos dos Médici.
crédito: Outras Palavras