A CETREM, Central de Triagem e Encaminhamento ao Migrante, Itinerante e Morador de Rua de Ribeirão Preto, será transferida para a nova sede no bairro Salgado Filho. Funcionando há muitos anos na Rua Pernambuco, bem próximo a Avenida Saudade, a mudança é uma reivindicação dos moradores e comerciantes do bairro Campos Elíseos e acontece na próxima semana, dia 15 de agosto.
Novo prédio do Cetrem antes da reforma. |
As novas instalações ocupam um antigo motel, que passou por uma grande reforma para se adequar às exigências do Ministério do Desenvolvimento Social. Segundo dados do município, até o momento foram investidos cerca de 490 mil reais, visto que o montante de 450 mil foi angariado graças a uma força tarefa de empresários do ramo da construção do município, que tornaram as doações possíveis, em forma de materiais, para construção e mão de obra. Já os outros 43 mil vieram por meio de licitação.
Novas instalações do CETREM depois da reforma |
Novas instalações do CETREM depois da reforma |
O parlamentar Genivaldo Gomes, responsável por encontrar o local adequado para a locação do imóvel, distante do centro e que atendesse às necessidades da ampliação do atendimento, acompanhou todo o processo de reforma, realizada em parceria com empresários, amigos, comunidade e administração municipal, por intermédio da Secretaria de Assistência Social. “ Este é sem dúvida um projeto de muita relevância, que vem contribuir para a qualidade desse serviço que atende migrantes, itinerantes e pessoas em situação de rua, que muitas vezes chegam na nossa cidade necessitando de amparo, ou até mesmo de uma passagem para voltar para a cidade de origem”, afirma Genivaldo Gomes.
Vereador Genivaldo Gomes acompanhando as obras da reforma do novo Cetrem |
A nova CETREM conta com um espaço amplo, com um quarto para cada quatro pessoas, banheiro privativo e salas individuais para atendimento. A Secretaria de Assistência Social está reformulando a logística dos atendimentos. No novo prédio, foram instaladas três alas individuais, uma para casais, outra somente para os homens, e a terceira para mulheres e famílias. Cada setor poderá receber até 50 pessoas, chegando a 150 atendidos. Todas as alas possuem entradas separadas e o único acesso em comum é a área administrativa. Equipes multidisciplinares, com assistente social, psicólogo, agentes administrativos também serão alocadas por setor. Também em uma das repartições serão acolhidas pessoas com vício de álcool e/ou drogas, que são atendidas durante o dia em outro programa da Secretaria de Assistência Social, o Centro-Pop, com refeições, banho, roupas, desenvolvimento de atividades diversas, expedição de documentos, entre outros atendimentos.
Para o líder de bairro Francisco Lima que possui um negócio local, todos ganham com a mudança do CETREM para as novas instalações. “Os usuários da instituição terão um local melhor, mais adequado, com instalações novas. A transferência em si atende o desejo de revitalização de que o bairro tanto necessita.”, declarou Lima.
No prédio, localizado na Rua Pernambuco, N.1055, que passará por adequações, lutamos para que seja instalada uma Base da ROMU – Ronda Ostensiva Municipal – ligada a Guarda Civil Municipal, com o objetivo de trazer mais segurança à população daquela localidade e bairros próximos. O projeto é fruto de várias reuniões junto ao Poder Executivo, Casa Civil, Guarda Civil Municipal, comunidade dos Campos Elíseos representada pelo CONSEG– Conselho Comunitário de Segurança, Associação de Bairro e ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto dos Campos Elíseos, e hoje torna – se uma realidade. "Essa é uma força tarefa de grande importância para o bairro Campos Elíseos, onde através da ROMU poderemos oferecer maior segurança e tranquilidade aos moradores e comerciantes que ali escreveram a sua história”, finaliza Genivaldo, que também nasceu, cresceu e estabeleceu sua empresa no local.
Crédito: Focco Comunicação