Cultura -

Semana Francesa

9 de Junho de 2016

A quinta edição da Semana Francesa, evento que reúne diversas atrações nas áreas de gastronomia, artes, cinema e cultura começa nesta sexta-feira (10). O público terá acesso a mais de sessenta atividades que proporcionam uma imersão verdadeiramente francesa. Concebido pela Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB), o evento vai até dia 20 de Junho de 2016. 

No Centro Cultural Banco do Brasil, a exposição O Triunfo da Cor. O pós-impressionismo – Obras-primas do Musée d’Orsay e do Musée de l’Orangerie terá obras de grandes museus da França. Serão 75 obras de 32 artistas diferentes do período pós-impressionista, entre eles, grandes nomes como Van Gogh, Gauguin, Toulouse-Lautrec, Cézanne, Seurat, Matisse e outros. Todas as obras vieram do Musée d’Orsay e do Musée de l’Orangerie, dois dos mais importantes da França. A curadoria foi feita pelo presidente do Musée d’Orsay, Guy Cogeval, pelo diretor cultural da Fundácion Mapfre, Pablo Jiménez Burillo, e pela curadora do Musée d’Orsay, Isabelle Cahn. Entre as obras-primas que se destacam na mostra estão Femmes de Tahiti (1891), de Paul Gauguin; Saule pleureur (1920-1922), de Claude Monet; e L’Italienne (1887), de Vincent Van Gogh.

Divulgação 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Instituto Tomie Ohtake apresenta a exposição Picasso: Mão erudita, olho selvagem, a maior retrospectiva do artista realizada no país desde 2004. Entre quadros, esculturas, desenhos, gravuras, cerâmicas e fotografias, muitos inéditos no Brasil, a mostra traz um lado mais experimental do artista, além de obras bastante conhecidas. As obras pertencem ao Museu Picasso de Paris e são, na sua maioria, trabalhos que o próprio artista quis guardar em vida – ou readquirir ao final dela – o que demonstra que são bastante representativas de sua visão artística e da evolução de seu pensamento estético.

Divulgação 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O artista Sidney Ribeiro, expressa sua arte em acrílico sob tela. Tendo como tema "La Femme”, ele homenageia as mulheres , trazendo como inspiração o "Blue , Blanc et Rouge". A exposição das obras pode ser conferida na sede da CCFB-SP, Alameda Itu, 852 - 19° andar de segunda a sexta das 9h às 13h e das 14h às 18h.

Algumas das obras de Sidney Ribeiro. Ira Lauren é a responsável pela curadoria da exposição.

 

 

 

 

 

 

 

Entre as opções de teatro, o espetáculo infantil A fantástica trupe em...A princesa engasgada. Um grupo de comediantes chega a uma pequena cidade para apresentar, em uma praça pública, a história da princesa engasgada. Confundido com um médico, um camponês é obrigado a tratar da filha do rei, que se engasgou com uma espinha de peixe. A sorte e a astúcia do humilde homem acabam por torná-lo o médico mais famoso do reino. O enredo é baseado em uma lenda medieval que deu origem à obra “Médico à Força”, do dramaturgo francês Molière.

A fantástica trupe em...A princesa engasgada/ Divulgação 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para os adultos a peça, O Homem do Destino, põe em cena quatro personagens: Napoleão Bonaparte, a Dama, o Estalajadeiro e o Tenente. A ação tem como pano de fundo a vitória francesa sobre os austríacos na batalha de Lodi. O texto retrata - cartada a cartada - o embate entre dois grandes estrategistas. A entrada do elemento feminino na ação, desencadeia um dos maiores "tour de force" de toda a obra do dramaturgo, crítico, pensador político e polemista irlandês, Bernard Shaw.  Ambas apresentações acontecem no Teatro Aliança Francesa.

Elenco de O Homem do Destino
Crédito: Ronaldo Gutierrez

 

 

Clique e confira a Programação Completa.

FonteCâmara de Comércio França-Brasil

Comentários
Assista ao vídeo