Há pouco menos de um mês, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentou a programação oficial da 16ª Feira Nacional do Livro. A solenidade de lançamento aconteceu nesta segunda-feira (16), no Theatro Pedro II. Participaram do evento autoridades locais, escritores, professores, artistas, estudantes e o público da cidade. Na abertura, Adriana Silva (presidente da Fundação) e Laura Abbad (coordenadora da programação) surpreenderam a plateia com a Esquete - Ler o mundo é essencial - uma interpretação de poesias e textos de Vladimir Mayakovsky, William Shakespeare, José Saramago e Hemingway.
![]() |
Coordenadora de programação da Fundação Laura Abbad |
Durante a cerimônia, membros da diretoria da Fundação anunciaram as novidades da feira e seus objetivos. Representantes dos parceiros, patrocinadores e apoiadores culturais também se pronunciaram. Para Adriana Silva, a cooperação foi o único caminho para a viabilização do evento neste ano. “Optamos por uma ação cooperada, não simplesmente por conta da crise econômica, mas principalmente porque acreditamos na força da ação impulsionada por parcerias sólidas”, explicou.
![]() |
Adriana Silva, presidente da Fundação do Livro e Leitura de RP |
Mauro Jensen, gerente do SESC Ribeirão Preto, revelou que o Sesc já havia tido uma aproximação na edição anterior e agora a instituição passou a contribuir com mais atividades paralelas. “Acreditamos no poder da feira para propagar a transformação das pessoas. É um prazer fazer parte deste trabalho”.
Representando a prefeita de Ribeirão Preto, Darcy Vera, o secretário da educação, Ângelo Invernizzi Lopes, desejou vida longa ao evento e mencionou que esta não é uma feira comum. “Ela faz uma cidade, com mais 700 mil habitantes, a respirar educação e cultura”, citou.
![]() |
Dulce Neves, Ângelo Invernizzi Lopes e Simara Sgobbi Cauchick |
A secretária da cultura, Dulce Neves, comentou que a Feira Nacional do Livro trouxe mais vida para o Quarteirão Paulista, para escolas da cidade, centros culturais e outros espaços. “Hoje, percebemos que este trabalho chegou ao seu objetivo : formar novos leitores e novos consumidores de cultura”.
![]() |
Dulce Neves - Secretária da Cultura |
Francisco José Araújo, representante da GasBrasiliano, uma das empresas patrocinadoras, destacou a importância da feira não só para a cidade, mas para toda a região. “Uma das coisas que mais nos emociona ao participar é ver crianças tendo a oportunidade de comprar livros, de ter contato com a literatura. Já testemunhei histórias de crianças que tiveram suas vidas mudadas a partir de um único livro”, destacou.
![]() |
Francisco José Araújo |
Homenageados
Com um depoimento emocionado, Rita Mourão, autora local homenageada, afirmou durante o lançamento que a poesia salva as pessoas e incentivou a prática da leitura. “Hoje estou muito emocionada, pois a feira me trouxe tudo que sempre busquei”, expressou. Ela definiu a literatura como seu universo e a poesia como sua vida e ainda deixou um recado para plateia: “todos sempre devem buscar seus sonhos” – tal como teve coragem de fazer ao se tornar escritora. Para Rita, “a vida é uma ordem e buscar os sonhos uma opção”.
![]() |
Rita Mourão, homenageada da 16ª Feira do Livro de RP |
O patrono da 16ª Feira do Livro, João Naves, também esteve presente e expressou sua alegria pela homenagem feita pela Fundação. “Esse convite me deixou muito orgulhoso e também me motivou a trabalhar menos e a dedicar mais tempo aos estudos e à leitura”.
![]() |
João Naves, Patrono da 16ª Feira do Livro de Ribeirão Preto |
Crédito Foto: Luiz Fernando Cervi
REALIZAÇÃO
O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 16ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Patrocínio Prata da Gás Brasiliano e Savegnago Supermercados. Como mantenedores são a ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Shopping Iguatemi Ribeirão Preto. Patrocínio Bronze da AB Triângulo do Sol, Banco do Brasil, Pedra Agroindustrial S/A, RTE Rodonaves – Transporte e Banco Itaú Unibanco. Conta também com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Centro Universitário Estácio Uniseb e Mineração Jundu. Apoio Cultural do SESC – Serviço Social do Comércio, SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SESI – Serviço Social da Indústria, Santa Helena, Centro Universitário Barão de Mauá, CBL – Câmara Brasileira do Livro, Instituto CPFL, Saraiva, UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto. Tem como parceiros culturais Heurys, Livraria Travessa, Monreale Hotel, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, São Martinho, EPTV, Jornal A Cidade, CBN e G1. Apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Secretaria da Cultura, Secretaria do Turismo, Secretaria da Educação, Câmara de Ribeirão Preto,
Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Instituto do Livro, Cine Clube Cauim, Atlântica Simbios, Biblioteca Altino Arantes / Fundação Educandário, Colégio Marista, Lotérica Galeria do Ribeirão Shopping, Coderp, Daerp, Transerp, Bombeiros, Guarda Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto - Núcleo da Notícia, AMAECO – Amigos do Meio Ambiente e da Ecologia, POIESIS e Oficina Cultural Candido Portinari.